© Coprel.

logo

03.02.2026

Voltar

Segurança e responsabilidade: a atuação em conformidade com o ONS

Compartilhe:

Segurança e responsabilidade: a atuação em conformidade com o ONS

Para que a energia elétrica chegue com segurança a residências, empresas, indústrias e propriedades rurais, é necessário um sistema altamente complexo e coordenado, que envolve geração, transmissão e distribuição. Esse processo é organizado e supervisionado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela operação do sistema elétrico brasileiro.

O ONS coordena e controla o Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta usinas geradoras, linhas de transmissão e centros de consumo em praticamente todo o território nacional. Sua função é garantir o equilíbrio entre geração e demanda, assegurando o fornecimento contínuo de energia, com confiabilidade operacional e segurança ao sistema.

Por atuar diretamente na operação de usinas geradoras, a Coprel Soluções segue rigorosamente as normas e diretrizes estabelecidas pelo ONS. Para atender a essas exigências, a cooperativa participa de forma permanente dos processos de monitoramento, acompanhamento e controle da operação do sistema elétrico nacional.

Um exemplo prático dessa integração é a operação das PCHs Dreher, com potência instalada de 17,1 MW, e Kotzian, com 13 MW. As duas usinas estão conectadas ao SIN por um mesmo ponto de conexão e operam conforme as orientações do ONS. Em situações de intercorrência no sistema elétrico, o operador nacional pode determinar tanto o acionamento da capacidade máxima quanto a redução ou interrupção da geração.

Esses comandos são executados remotamente a partir do Centro de Operações da Coprel, em Ibirubá-RS, onde equipes técnicas monitoram o sistema e realizam o acionamento ou desligamento das turbinas. As usinas estão localizadas em Salto do Jacuí-RS e Júlio de Castilhos-RS, a mais de 100 quilômetros da sede administrativa e técnica, o que reforça a importância da operação remota, da confiabilidade dos sistemas e da aderência às normas do ONS.

A integração com o Operador Nacional do Sistema Elétrico garante que a energia gerada pelas usinas operadas pela Coprel Soluções esteja alinhada às necessidades do sistema elétrico brasileiro, contribuindo para a estabilidade, a segurança operacional e o equilíbrio entre geração e consumo em diferentes regiões do país.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.