© Coprel.

logo

Energia Forte no Campo

Cooperação para ampliar redes trifásicas no meio rural

O desenvolvimento das atividades rurais exige, cada vez mais, a aplicação de novas tecnologias no campo, como a modernização de equipamentos e a instalação de energia trifásica nas propriedades. Mais da metade dos 18 mil quilômetros de redes da Coprel já são trifásicas, porém ainda há um longo caminho para disponibilizar este recurso para todas as propriedades rurais atendidas pela cooperativa. O maior desafio é o custo para transformação das redes monofásicas e bifásicas (que foram fundamentais para universalizar o acesso à energia no interior), pelas redes trifásicas: que suportam o crescimento da demanda por energia, a instalação de equipamentos modernos e proporcionam mais qualidade no fornecimento.

Neste sentido, foi criado o “Energia Forte no Campo”, O programa contempla a construção de redes trifásicas para incentivar o desenvolvimento das atividades rurais. Além de contar com recursos do Governo do Estado e das prefeituras, o programa recebe o suporte direto da Coprel por meio do fundo próprio, que subsidia até R$ 20 mil por família beneficiada. Cada projeto precisa ser aprovado por órgãos como a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) e, preferencialmente, envolve a participação de grupos de famílias, o que demanda mais articulação, mas também amplia os benefícios para todos.

O valor de responsabilidade do cooperante pode ser financiado pela Coprel em até 48 prestações, com juros de 0,7% ao mês e cobrança na própria conta de energia, simplificando o processo de pagamento. Este financiamento tem um teto de até R$ 50 mil por família, e é concedido a partir de análise de crédito e cumprimento do estatuto social da cooperativa. 

O Fundo Energia Forte no Campo é essencial para viabilizar obras que, de outra forma, seriam financeiramente inviáveis para o produtor rural. Com energia trifásica, é possível modernizar processos, melhorar o desempenho de máquinas e ampliar estruturas, fortalecendo ainda mais as atividades rurais, promovendo a geração de renda e incentivando a permanência dos jovens no campo.

 
Como acessar:

  • O cooperante interessado na instalação de rede trifásica deve entrar em contato com a Coprel ligando para o número 116 ou enviando whatsapp para o 0800 701 3196, manifestando seu interesse em participar do programa;
  • A Coprel elabora, sem custos ao cooperante, o projeto preliminar para extensão de rede, e o apresenta ao(s) interessado(s);
  • Após a definição dos cooperantes interessados, a Coprel realiza o projeto executivo da obra e o encaminha para aprovação do Governo do Estado, para posterior realização da obra.

Números

Somente na Coprel, o Energia Forte no Campo já possibilitou a execução de 172 projetos, beneficiando 501 cooperantes em 48 municípios, com a construção de 486 quilômetros de redes trifásicas. O valor investido nos projetos com a participação da Coprel supera 50 milhões de reais. 

Em âmbito estadual, conforme dados divulgados pelo governo gaúcho, nas quatro etapas do programa (que iniciou em 2020) foram aprovados 345 projetos, beneficiando 10.717 unidades consumidoras. Foram construídos 973 quilômetros de redes em todo o RS, e além da Coprel, outras 8 cooperativas participaram da iniciativa. Este programa é uma demonstração da importância da cooperação e da união de esforços para o desenvolvimento.