Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, foi realizada a audiência pública referente ao PACUERA - Plano Ambiental de Conservação de Uso do Entorno do Reservatório Artificial do Licenciamento de Instalação da PCH - Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Jacuí, empreendimento da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento.
A audiência aconteceu na ACISAM - Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Mormaço, às 19h, e foi coordenada pela equipe da FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental, órgão responsável pelo licenciamento da obra.
O evento teve como objetivo apresentar o PACUERA para a comunidade, os benefícios e as orientações referentes a práticas de conservação e uso do entorno do reservatório. Participaram da audiência o diretor da Coprel Telecom, Eng. Luís Fernando Volpato, o gerente executivo de Soluções, Eng. Marcos Eidt, o coordenador de projetos de geração, Eng. Marcos Tauchert, a engenheira ambiental Jéssica Deuschle, além de 40 participantes entre autoridades municipais, conselheiros e equipe da Coprel e proprietários de áreas no entorno do reservatório.
“Percebemos que a apresentação do PACUERA foi bem fidedigna à situação real, e aparentemente houve um aceite da população. Agora, procederemos para a próxima etapa, que é dar o aval do PACUERA, finalizá-lo e partir para a licença de operação do empreendimento. Estamos contentes com a recepção do Plano”, destaca o geólogo do Serviço de Licenciamento de Hidrelétricas da FEPAM, Leonardo Gruber, responsável pelo licenciamento da PCH Santo Antônio do Jacuí e coordenador da audiência.
Sobre a usina
A PCH Santo Antônio do Jacuí está localizada no Rio Jacuí, entre Victor Graeff e Mormaço, sendo o terceiro empreendimento da cooperativa no mesmo rio. A usina tem 5,2 MW de potência instalada e é a primeira PCH do Rio Grande do Sul com vertedouro tipo labirinto.
Atualmente, o empreendimento está na fase de conclusão das obras, e nos meses de fevereiro e março serão feitos os comissionamentos finais para a entrada em operação comercial.
Os comentários a respeito do empreendimento em questão devem ser encaminhados pelo e-mail pch-santoantonio@fepam.rs.gov.br até o dia 12/02/2026.
Deixe seu comentário