© Coprel.

logo

06.02.2026

Voltar

Coprel conclui audiência pública do PACUERA da PCH Santo Antônio do Jacuí

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, foi realizada a audiência pública referente ao PACUERA - Plano Ambiental de Conservação de Uso do Entorno do Reservatório Artificial do Licenciamento de Instalação da PCH - Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Jacuí, empreendimento da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento.

A audiência aconteceu na ACISAM - Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Mormaço, às 19h, e foi coordenada pela equipe da FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental, órgão responsável pelo licenciamento da obra.

O evento teve como objetivo apresentar o PACUERA para a comunidade, os benefícios e as orientações referentes a práticas de conservação e uso do entorno do reservatório. Participaram da audiência o diretor da Coprel Telecom, Eng. Luís Fernando Volpato, o gerente executivo de Soluções, Eng. Marcos Eidt, o coordenador de projetos de geração, Eng. Marcos Tauchert, a engenheira ambiental Jéssica Deuschle, além de 40 participantes entre autoridades municipais, conselheiros e equipe da Coprel e proprietários de áreas no entorno do reservatório.

“Percebemos que a apresentação do PACUERA foi bem fidedigna à situação real, e aparentemente houve um aceite da população. Agora, procederemos para a próxima etapa, que é dar o aval do PACUERA, finalizá-lo e partir para a licença de operação do empreendimento. Estamos contentes com a recepção do Plano”, destaca o geólogo do Serviço de Licenciamento de Hidrelétricas da FEPAM, Leonardo Gruber, responsável pelo licenciamento da PCH Santo Antônio do Jacuí e coordenador da audiência.

Sobre a usina

A PCH Santo Antônio do Jacuí está localizada no Rio Jacuí, entre Victor Graeff e Mormaço, sendo o terceiro empreendimento da cooperativa no mesmo rio. A usina tem 5,2 MW de potência instalada e é a primeira PCH do Rio Grande do Sul com vertedouro tipo labirinto.

Atualmente, o empreendimento está na fase de conclusão das obras, e nos meses de fevereiro e março serão feitos os comissionamentos finais para a entrada em operação comercial.

Os comentários a respeito do empreendimento em questão devem ser encaminhados pelo e-mail pch-santoantonio@fepam.rs.gov.br até o dia 12/02/2026.

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.