A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu, por meio da Resolução Homologatória nº 3.499/2025, o reajuste anual das tarifas da Coprel Cooperativa de Energia. O novo valor entra em vigor no dia 30 de julho e será percebido integralmente pelos cooperantes nas faturas com vencimento a partir de setembro. O reajuste médio para os consumidores da Coprel será de 8,20%.
Esse índice reflete a atualização de custos definido pela ANEEL, que leva em conta diversos fatores, como o preço da energia comprada, os custos da transmissão e os encargos setoriais. Um dos principais componentes que impactaram o reajuste neste ano foi o aumento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que cobre subsídios obrigatórios definidos em âmbito nacional, como para consumidores de baixa renda, fontes incentivadas e para micro e mini geração distribuída (MMGD).
Apesar do cenário de alta nos custos do setor elétrico, a Coprel mantém sua tarifa entre as mais baixas do Brasil, segundo dados da própria ANEEL. Isso é reflexo de uma gestão responsável, com foco na eficiência, na redução de perdas e na busca contínua por inovação.
A Coprel reforça seu compromisso de sempre prestar contas com transparência e atuar de forma cooperativa, garantindo um fornecimento de energia de qualidade e com tarifas justas para todos os seus cooperantes.
Classificação dos Grupos de Consumidores de Energia Elétrica com seu reajuste
GRUPO A – Alta Tensão (reajuste de 3,89%)
Consumidores atendidos em tensão ≥ 2,3 kV
- indústrias, grandes comércios, shoppings ...
GRUPO B – Baixa Tensão (reajuste de 11,12%)
Consumidores atendidos em tensão < 2,3 kV
- residências urbanas e rurais, pequenas empresas, agricultura familiar
Veja o quadro de tarifas abaixo:
Deixe seu comentário