© Coprel.

logo

27.12.2021

Voltar

Saiba qual o valor dos impostos e encargos na fatura de energia elétrica

Compartilhe:

Todos os serviços e produtos que adquirimos possuem impostos e tarifas embutidas em seu custo, e com a energia elétrica não é diferente. Conhecer a tributação que é paga na fatura de energia elétrica, um serviço essencial, é uma forma de exercer a cidadania – e poder cobrar pela melhoria dos serviços públicos.

A Coprel recebe todo o valor das faturas de energia, mas apenas um percentual fica para a cooperativa manter suas redes de energia, despesas operacionais, infraestrutura tecnológica e fazer todos os investimentos necessários no sistema elétrico. Atualmente, este valor corresponde a aproximadamente um terço da fatura que o cooperante paga.

Levando em consideração a tarifa média da Coprel sem bandeiras tarifárias, 36,3% do valor que o cooperante paga em sua fatura de energia é destinado para a distribuição de energia, onde a Coprel está inserida. O percentual de 22,6% corresponde ao custo de compra da energia que é adquirida de geradores e comercializadores para distribuir aos cooperantes, e 12,6% é o custo de transmissão (grandes linhas que levam a energia da geração até as distribuidoras). O restante, que chega a 28,6%, corresponde a encargos setoriais e impostos (ICMS e PIS/COFINS). 


No entanto, como o país passa por um dos períodos de maior crise hídrica, os custos de geração de energia estão mais altos e essa conta está sendo repassada ao consumidor. A cobrança se dá através da bandeira tarifária de escassez hídrica, que atualmente é de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. Este patamar de valor está confirmado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) até abril de 2022. Com isso, o percentual dos encargos setoriais na fatura sobe para 17% e os tributos sobem para 20%, e o valor que fica para a Coprel reduz para 27,9%.  
 

E QUAIS SÃO OS ENCARGOS SETORIAIS NA CONTA DE ENERGIA?

Dentre os encargos setoriais, atualmente estão inclusos os seguintes custos:

Proinfa: Programa de Incentivo às Fontes Alternativas:
Criado pela Lei nº 10.438/2002, o Proinfa tem o objetivo de aumentar a participação de fontes alternativas renováveis (pequenas centrais hidrelétricas, usinas eólicas e empreendimentos termelétricos a biomassa) na produção de energia elétrica.

CDE: Conta de Desenvolvimento Energético:
A CDE é um fundo setorial que tem como objetivo custear diversas políticas públicas do setor elétrico brasileiro, tais como: universalização do serviço, concessão de descontos tarifários a diversos usuários do serviço (baixa renda, rural; irrigante; serviço público de água, esgoto e saneamento; geração e consumo de energia de fonte incentivadas, etc.); modicidade da tarifa em sistemas elétricos isolados (Conta de Consumo de Combustíveis – CCC); competitividade da geração de energia elétrica a partir da fonte carvão mineral nacional; entre outros.

TFSEE: Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica:
A taxa é arrecadada para custear o funcionamento da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

ESS: Encargos de Serviços dos Sistemas:
Os ESS são valores destinados ao ressarcimento dos agentes de geração dos custos incorridos na manutenção da confiabilidade e da estabilidade do Sistema.

EER: Encargo de Energia de Reserva:
Encargo específico destinado a cobrir os custos decorrentes da contratação de energia de reserva, incluindo os custos administrativos, financeiros e tributários.

CIP: Contribuição de Iluminação Pública:
Esta tarifa é cobrada conforme legislação municipal, aos consumidores que estão em locais beneficiados com o serviço de iluminação pública.

ICMS:

O principal imposto que incide nas contas de energia elétrica é o ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Este tributo incide nos mais diversos tipos de produtos e serviços, e é cobrado de forma indireta, ou seja, seu valor é adicionado ao preço do produto comercializado ou do serviço prestado. No caso da energia, este valor do ICMS é adicionado no valor final da fatura, portanto, quanto maior o consumo, maior o imposto pago. No Rio Grande do Sul, a alíquota atual é de 30%. Há algumas exceções na cobrança do ICMS, conforme legislação estadual: os produtores rurais com bloco de produtor pagam 12% de ICMS para um consumo de até 100 kWh, e acima deste consumo, não há cobrança do imposto. Conforme a classe industrial, a alíquota atual é 17,5%.

A partir de janeiro de 2022, haverá uma redução da atual alíquota de ICMS sobre os valores de energia, combustíveis e telecomunicações, de 30% para 25%. Para a classe industrial a alíquota será reduzida para 17%. Portanto, os consumidores das classes que possuem a tarifação de 30% (residencial, rural sem bloco de produtor e alguns setores industriais) irão ter uma redução na carga tributária na conta de energia a partir de janeiro de 2022 (conta que é faturada em fevereiro e paga até o mês de março/22, a depender do ciclo de faturamento do cooperante).

Além dos impostos pagos pelos cooperantes diretamente na fatura de energia, a Coprel também cumpre com suas obrigações fiscais e sociais, recolhendo devidamente todos os impostos, bem como as contribuições nos demais serviços e atividades, a exemplo das contribuições trabalhistas. Ao detalhar estas informações, que também podem ser acessadas no Balanço Social da Coprel, a cooperativa reforça a transparência de sua atuação e o seu compromisso com as comunidades onde atua.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.