© Coprel.

logo

25.03.2024

Voltar

Pequenas Centrais Hidrelétricas: A Chave para um Futuro Energético Sustentável

Compartilhe:

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são essenciais para o enfrentamento do aquecimento global e para a aceleração da transição energética, contribuindo para o cumprimento dos compromissos e metas estabelecidos no Acordo de Paris. É o que destaca o relatório elaborado pela Organização para o Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas em colaboração com o Centro Internacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas.

No cenário analisado, mais de 60% do potencial global de PCHs permanece inexplorado, oferecendo uma vasta oportunidade para o desenvolvimento de uma fonte de energia limpa, renovável e segura. Esta tecnologia, reconhecida mundialmente, apresenta custos operacionais baixos e ativos que podem gerar energia perene por mais de 100 anos. Em contrapartida, outras fontes de energia têm uma vida útil limitada, além da preocupação com o descarte dos materiais e equipamentos quando o empreendimento não for mais capaz de produzir energia.

O relatório ainda destaca que os projetos de pequenas hidrelétricas, quando planejados de forma eficaz, podem oferecer oportunidades relevantes para o empoderamento de comunidades locais, capacitando economicamente a população e contribuindo para um desenvolvimento vasto e sustentável, segundo informações do site da abragel.org.br, no artigo sobre impactos positivos das pchs para a transição energética, soluções locais para questões climáticas globais.

A Coprel Geração tem um compromisso com a energia limpa e sustentável. Por isso, investe na geração por meio de usinas hidrelétricas, aproveitando-se inclusive do forte potencial do estado para essa modalidade. A cooperativa atua com 3 usinas próprias, administrando outras 6 em sociedade com outros empreendedores e cooperativas.

Todas as usinas são Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). Além de serem sustentáveis, cada empreendimento é acompanhado por uma vasta área de preservação ambiental permanente (APP) no seu entorno.

Fonte: https://www.gov.br/aneel/pt-br

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.