© Coprel.

logo

26.03.2024

Voltar

Oportunidades e Desafios na Expansão do Mercado Livre de Energia no Brasil

Compartilhe:

O mercado de energia brasileiro vive um momento histórico com a recente abertura do mercado livre para consumidores em média e alta tensão (Grupo A). Essa expansão, iniciada em 2024,  destaca um marco de 25 anos no setor e traz promessas de preços mais competitivos e serviços diferenciados.
Embora a abertura do mercado livre traga entusiasmo, é importante analisar o cenário atual. Em janeiro de 2024, cerca de 80 mil consumidores de energia do Brasil migraram para o mercado livre. Esse número se concentra no Grupo A, composto por 202 mil consumidores, dos quais 40 mil já aderiram ao novo sistema.
O "Brasil Esquecido" e o Potencial da Abertura Completa
Um estudo pioneiro da Abraceel em 2022 identificou um contingente de consumidores, denominado "Brasil esquecido", que não se beneficia de políticas públicas para redução da conta de luz. Esse grupo, composto por famílias das classes B, C e D, além de pequenas empresas, representam 90% das empresas brasileiras e é fundamental para a geração de empregos.
O estudo revela que a abertura completa do mercado de energia seria uma política pública democrática e eficaz para reduzir os custos com energia elétrica, beneficiando todos os segmentos de consumidores. A concorrência entre geradores e comercializadores levaria a preços mais baixos, contratos mais flexíveis e ausência de indexação a longo prazo, características ausentes no mercado regulado.
A Coprel Comercialização: Uma Opção Confiável para o Mercado Livre
Nesse contexto, a Coprel se destaca como uma opção para os consumidores que desejam migrar para o mercado livre, com foco na excelência e na satisfação dos seus cooperados e clientes. Com profissionais experientes e tecnologia de ponta, a Coprel garante a melhor opção para cada necessidade, e nunca esquecendo o seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A expansão do mercado livre de energia é uma oportunidade para promover uma economia mais justa e competitiva no setor energético brasileiro. E a Coprel está presente e trabalhando para que o Brasil seja contemplado nessa expansão, garantindo acesso à energia mais barata e serviços diferenciados. A abertura completa do mercado para todos os consumidores, inclusive residenciais e pequenas empresas, é um passo importante para alcançar esse objetivo.

Fonte: https://abraceel.com.br

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.