© Coprel.

logo

14.10.2025

Voltar

Ocorrência no Sistema Interligado Nacional afeta o fornecimento de energia para cooperantes da Coprel

Compartilhe:

Na madrugada desta terça-feira (14/10), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do país, incluindo a área de atuação da Coprel.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o evento teve início às 0h32, em razão de um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, o que ocasionou o desligamento da subestação e a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do país.

De acordo com o ONS, a ocorrência resultou na interrupção de cerca de 10 mil MW de carga, afetando consumidores de todo o Brasil. O restabelecimento das cargas foi iniciado imediatamente e ocorreu de forma gradativa e segura. No Sul, o fornecimento foi totalmente restabelecido por volta das 2h30 da madrugada.

Impacto na área da Coprel

Na área de atuação da Coprel, o desligamento ocorreu às 00h35, atingindo 10.272 cooperantes nas regiões de Cruz Alta, Panambi, Tapera e Passo Fundo.
A Coprel atuou prontamente no monitoramento dos sistemas e acompanhou o processo de restabelecimento da energia, que levou cerca de uma hora (01h) seguindo os protocolos de segurança definidos pelo ONS.

Usinas operadas pela Coprel Soluções também foram impactadas

O evento também provocou o desarme temporário de 24 usinas hidrelétricas operadas pela Coprel Soluções. Foram temporariamente desligadas 12 usinas no Rio Grande do Sul, 11 no Paraná e uma em Santa Catarina.

A Coprel reforça que a interrupção não teve origem em sua rede de distribuição, mas sim em uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, sob coordenação do ONS. Assim que o sistema foi estabilizado, a cooperativa restabeleceu por completo o fornecimento aos cooperantes.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.