14.10.2025
VoltarOcorrência no Sistema Interligado Nacional afeta o fornecimento de energia para cooperantes da Coprel

Na madrugada desta terça-feira (14/10), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do país, incluindo a área de atuação da Coprel.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o evento teve início às 0h32, em razão de um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, o que ocasionou o desligamento da subestação e a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do país.
De acordo com o ONS, a ocorrência resultou na interrupção de cerca de 10 mil MW de carga, afetando consumidores de todo o Brasil. O restabelecimento das cargas foi iniciado imediatamente e ocorreu de forma gradativa e segura. No Sul, o fornecimento foi totalmente restabelecido por volta das 2h30 da madrugada.
Impacto na área da Coprel
Na área de atuação da Coprel, o desligamento ocorreu às 00h35, atingindo 10.272 cooperantes nas regiões de Cruz Alta, Panambi, Tapera e Passo Fundo.
A Coprel atuou prontamente no monitoramento dos sistemas e acompanhou o processo de restabelecimento da energia, que levou cerca de uma hora (01h) seguindo os protocolos de segurança definidos pelo ONS.
Usinas operadas pela Coprel Soluções também foram impactadas
O evento também provocou o desarme temporário de 24 usinas hidrelétricas operadas pela Coprel Soluções. Foram temporariamente desligadas 12 usinas no Rio Grande do Sul, 11 no Paraná e uma em Santa Catarina.
A Coprel reforça que a interrupção não teve origem em sua rede de distribuição, mas sim em uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, sob coordenação do ONS. Assim que o sistema foi estabilizado, a cooperativa restabeleceu por completo o fornecimento aos cooperantes.
Deixe seu comentário