© Coprel.

logo

18.03.2024

Voltar

Mercado Livre de Energia: crescimento, inovação e oportunidades para todos

Compartilhe:

O Mercado Livre de Energia brasileiro vive um momento de expansão e crescimento, impulsionado pela inclusão de novos consumidores. A Coprel, como importante cooperativa do setor elétrico, acompanha essa evolução e oferece soluções inovadoras para os clientes. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o Brasil subiu seis posições no ranking global de liberdade do consumidor de energia, ocupando agora o 41º lugar. Esse progresso é resultado da abertura gradual do mercado, que agora permite que consumidores em média e alta tensão com demanda inferior a 500 kW migrem para o mercado livre.
A Coprel, fundada em 1968 e sediada em Ibirubá no Rio Grande do Sul, é uma das principais cooperativas distribuidoras de energia do país, atendendo mais de 58 mil consumidores em 72 municípios. Além disso, a cooperativa tem um papel ativo no mercado livre de energia, oferecendo soluções inovadoras e competitivas para os clientes.
A Abraceel, em parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA), elabora um ranking anual que avalia o nível de abertura do mercado de energia em 56 países.
O Japão lidera o ranking global, e os 35 primeiros colocados permaneceram os mesmos, representando países onde todos os consumidores têm a liberdade de escolher o fornecedor de energia elétrica. O avanço do Brasil no ranking o coloca como o segundo mercado de energia mais liberalizado da América Latina, atrás apenas de El Salvador. Essa posição consolida a abertura do mercado brasileiro e demonstra o potencial do país nesse setor.
A Abraceel tem como objetivo a universalização do acesso ao mercado livre de energia elétrica até 2026. Essa iniciativa quer garantir que todos os consumidores tenham o direito de escolher o fornecedor e negociar livremente preços e prazos. A entidade estima que, se o mercado livre tivesse sido implementado em 2003, o Brasil ocuparia hoje a 4ª posição no ranking global.
Quanto à evolução, até 2019 apenas consumidores com uma demanda superior a 3.000 kW podiam escolher seu fornecedor. No entanto, portarias assinadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2018 e 2019 gradualmente reduziram esse limite até 2023, quando a demanda mínima foi estabelecida em 500 kW.
Em 2022, a Portaria 50 do Ministério de Minas e Energia (MME) ampliou o acesso ao mercado livre. A portaria beneficiou cerca de 202 mil consumidores do Grupo A, categoria que inclui consumidores de média e alta tensão. Com essa medida, consumidores com contas de luz acima de R$ 10 mil mensais puderam migrar para o mercado livre a partir de janeiro de 2024, contando com o auxílio de um comercializador varejista.
Antes da Portaria 50, o limite para adesão ao mercado livre era de 500 kW, correspondendo a contas de luz em torno de R$ 140 mil mensais. A Coprel, comprometida com a abertura do mercado, vem atuando para facilitar a transição de seus clientes e cooperantes. A cooperativa oferece soluções e serviços que tornam a migração para o mercado livre mais acessível e vantajosa.
A expansão do mercado livre deve promover maior competitividade e eficiência no setor elétrico brasileiro, gerando benefícios tanto para empresas quanto para consumidores finais. 
A Coprel, alinhada a outras companhias do setor, segue trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável e da inovação no mercado de energia. Esse esforço conjunto contribui para a construção de um futuro energético mais acessível para todos os brasileiros.

Fonte: https://www.ccee.org.br/en/-/em-dois-meses-migracoes-para-o-mercado-livre-de-energia-alcancam-metade-do-volume-registrado-em-todo-o-ano-de-2023-diz-ccee

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.