© Coprel.

logo

29.09.2022

Voltar

Leituristas da Coprel participam de formação para segurança no trânsito

Compartilhe:

O time de leituristas da Coprel participou nesta semana do curso Direção Preventiva para Motociclistas. Com essa formação, os profissionais estão ainda mais preparados para situações adversas na estrada, protegendo a si e outros condutores. Afinal, para a Coprel, segurança é prioridade em todas as etapas dos processos.

Conforme aponta o orientador de Gestão da Medição de Energia, Douglas Scapini: “A maioria dos leituristas utiliza moto como transporte para a coleta das leituras mensalmente. E o risco no caso da moto é maior que no carro. Eles ainda andam por asfalto e estrada de chão, isso acaba exigindo uma atenção maior”.

Sobre ações para garantir a segurança dos profissionais, Scapini detalha: “Periodicamente, a Coprel realiza esses treinamentos visando melhores práticas e relembrar conceitos de segurança para minimizar o risco de acidentes. Além dos treinamentos, a cooperativa disponibiliza EPI e todas as motos são equipadas com um gerenciador que controla a velocidade e outras infrações que podem ser cometidas”

Responsável por ministrar o curso, o professor do Senat¹ Paulo Roberto Reichert explica: “Resumidamente, a direção defensiva pode se definir como: conduzir de forma a evitar acidentes apesar dos erros dos outros e das condições adversas”. Ele também destaca: “Observando estatísticas, o principal número de feridos, de mortos, é o grupo dos motociclistas”.

Dessa forma, como explica o professor: “Além de todas as técnicas de controle do veículo — frenagem, curvas, por exemplo — existe um trabalho em cima do ambiente no qual ele está inserido. O curso de direção defensiva não é de manobras evasivas, é um treinamento voltado para correção de vícios e atitudes do dia-a-dia. São pontos que podem parecer insignificantes, mas lá na frente podem ter um resultado importante”

Os leituristas são os responsáveis pelo registro do consumo nas residências e estabelecimentos. Toda sua movimentação nos 72 municípios de atuação da cooperativa é realizada em motocicletas. Em média, cada um cobre cerca de 2000 km mensalmente. 

¹ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.