© Coprel.

logo

27.01.2023

Voltar

Energia e internet: serviços da Coprel conectam diferentes gerações

Compartilhe:

               Você já imaginou viver em uma época sem energia elétrica, e acompanhar toda a transformação e evolução tecnológica desde a sua chegada?

                Foi assim com as irmãs Olga Klein Weimer e Lucia Klein Scheffler, cooperantes do interior de Quinze de Novembro-RS. Olga e Lucia compartilharam a sua história e suas memórias de um tempo em que a energia elétrica era um sonho distante, mas se tornou possível com muita cooperação e vontade de trazer qualidade de vida para o meio rural.

                Conversar com as irmãs é como fazer uma viagem no tempo, imaginando como seria lavar todas as roupas à mão, ou até mesmo usar um lampião para iluminar a casa durante a noite. As dificuldades de viver sem luz não afetavam somente a vida dentro de casa, mas também as atividades na propriedade para o sustento da família. Olga Klein compartilha o dia em que a energia elétrica chegou na sua casa e as principais atividades diárias que melhoraram com a qualidade da energia da Coprel.

                “Em nossa casa só havia luz movida com uma roda d’água e bateria. Em 24 de fevereiro de 1971, começamos a ter acesso à energia elétrica. Era uma facilidade, então as primeiras coisas que compramos foi uma geladeira, chuveiro, ferro elétrico, e seguimos melhorando. Através da energia nós conseguimos moer milho para fazer farelo, e antes o leite era tirado à mão, depois compramos uma ordenha e investimos no resfriamento do leite. Hoje tudo funciona através da energia. Por isso a Coprel é muito importante. ”

                E não foi somente a transição da chegada da energia elétrica que marcou a vida das duas irmãs. Quando a internet fibra ótica da Coprel também chegou no interior, marcou mais um avanço no conforto e na realização em permanecer no meio rural, pois podem contar com os mesmos recursos e facilidades da área urbana.

                Lucia, que vive com o esposo e tem cinco filhos, dez netos e oito bisnetos, conta que utiliza a internet para se comunicar com amigos e com a família, e como este recurso permite a permanência na propriedade. “Quando a luz chegou, tudo melhorou. Se a energia já é uma facilidade, agora com a internet, facilita em tudo. A minha irmã já mexia na internet antes, porque eu pensava que não ia me acostumar. Hoje, usamos a internet para conversar e perguntar como as pessoas estão. Eu já estou há 60 anos na localidade, e não pretendo sair. Temos tudo aqui. ”

                As duas irmãs contam com a internet da Coprel, e tiveram a ajuda dos netos para aprender a usar as redes sociais e estarem sempre conectadas. Para Olga, que tem dois filhos, quatro netos e uma bisneta, a internet possibilitou mais proximidade com a família, com a irmã Lucia e amigos que moram longe.

                “Eu tenho amigas de infância de outros estados, e podemos nos comunicar. Isso não era possível. O trabalho da Coprel é muito importante. Isso deu uma evolução e um progresso para o interior”, comenta Olga.

                A energia elétrica e a internet são a base para muitas conquistas no meio rural. Essa é a missão da Coprel: transformar o presente e aproximar as pessoas do futuro, abrindo possibilidades e trazendo qualidade de vida para o interior.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.