© Coprel.

logo

04.11.2025

Voltar

Em Passo Fundo, Coprel conclui ciclo anual de reuniões para escolha do Conselho Consultivo nos municípios

Compartilhe:

 

A energia e a internet da Coprel impulsionam o avanço de Passo Fundo, um dos municípios gaúchos que mais cresce e que se consolida como referência em inovação, indústria e agronegócio. Maior cidade da área de atuação da cooperativa em população e economia, Passo Fundo foi o local escolhido para o encerramento do calendário anual de reuniões nos municípios de atuação para escolha do Conselho Consultivo da cooperativa. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (04/11), no CTG Lalau Miranda, reunindo mais de 130 cooperantes.

A reunião seguiu a programação habitual realizada pela cooperativa nos municípios de atuação, com apresentação dos dados econômicos, técnicos e sociais da Coprel, destacando os investimentos realizados em benefício dos cooperantes. Passo Fundo conta com uma estrutura robusta de energia e internet. Foi o primeiro município a receber uma subestação de energia própria da Coprel, a fim de atender o grande crescimento da área industrial.

Em projetos com a participação do poder público municipal, a Coprel passou a disponibilizar internet para todo o interior do município, possibilitando a universalização dos serviços de telecomunicações para os cooperantes do meio rural. A rede de fibra ótica da Coprel também atende toda a área urbana e industrial de Passo Fundo.

A posição de destaque que Passo Fundo ocupa no cenário estadual é reforçada por inúmeros dados. Segundo levantamento publicado em outubro no Jornal do Comércio, recente, o município busca tornar-se a 4ª maior economia estadual no curto prazo, após crescer quase 25 % em seu PIB municipal em relação à base anterior. Em exportações, conforme dados divulgados pela prefeitura, Passo Fundo liderou o estado em agosto de 2025, respondendo por cerca de 17 % das vendas externas do RS. Além disso, foi reconhecido pelo governo estadual como o primeiro ecossistema de inovação do interior gaúcho a alcançar status “consolidado”, com projetos de digitalização do agronegócio, aceleração de startups e integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas.

Nesse contexto de crescimento acelerado, a Coprel reforça sua atuação, atendendo com energia e internet desde os produtores rurais do interior até grandes indústrias multinacionais estabelecidas em Passo Fundo, entregando o melhor em atendimento e qualidade dos serviços.  A cooperativa também participa do Hub Aliança, conectando inovação, tecnologia e setor produtivo, reforçando o papel da Coprel como parceira de futuro para os cooperantes e para o desenvolvimento regional.

Na reunião, foram destacados os desafios e as oportunidades relacionadas ao crescimento expressivo de Passo Fundo, e a Coprel demonstrou sua preparação para dar suporte a este desenvolvimento com soluções em energia e conectividade. “A Coprel nasceu no campo, mas hoje, além do interior, está presente nas indústrias, nas cidades, em novos negócios. Aqui em Passo Fundo, estamos acompanhando o ritmo do crescimento regional, levando energia, internet e tecnologia para sustentar esse desenvolvimento. E quanto mais a cooperativa está fortalecida, mais benefícios entregamos aos nossos cooperantes através de programas sociais, qualidade no atendimento e serviços prestados”, ressaltou o presidente Jânio Vital Stefanello.

Após a apresentação conduzida pelo presidente e diretores, foi realizada a votação para escolha do Conselho Consultivo. Os cooperantes elegeram Rudilar Paulo Brunetto e Rui Lorenzato como titulares, e Odarlei José Matiolo como suplente. Com o encontro em Passo Fundo, a Coprel encerra o ciclo de reuniões de 2025 reforçando seu compromisso com a governança cooperativa, a inovação e o desenvolvimento sustentável dos municípios onde atua.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.