© Coprel.

logo

21.03.2024

Voltar

Coprel trabalha para restabelecer o fornecimento de energia nas comunidades atingidas pelo temporal

Compartilhe:

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada dessa quinta-feira, 21 de março, causou muitos estragos. Na região de abrangência da Coprel, muitas áreas urbanas e rurais dos municípios tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompida devido à queda de postes e rompimento da rede e abastecimento causados pelos fortes ventos. 
Desde às 05h da manhã, o Discoprel recebeu mais de 7.050 ligações de cooperantes registrando ocorrências de falta de luz. Até o momento, estima-se que 14 mil clientes estejam aguardando o reestabelecimento de energia. O número de ocorrências é 284.
Segundo Jonas Weiss, Orientador do Centro de Operações da Coprel, ainda não há como prever com precisão o retorno do serviço, devido ao grande número de ocorrências. Desde a madrugada estão trabalhando para o mais breve reestabelecimento dos serviços. São 46 equipes de eletricistas em caminhonetes, chamadas de equipes leves, e 18 equipes com caminhões para transporte de postes de concreto para serem substituídos, chamadas equipes pesadas, trabalhando desde as primeiras horas da manhã. O Orientador reforça o pedido para que as pessoas evitem se aproximar dos locais onde tenham fios rompidos e redes caídas, pelo risco eminente de acidentes graves pela possibilidade de choque no local.
A meteorologista da Camila Cardoso, da Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais, afirmou que a maior preocupação com essa frente fria que chegou ao Estado era justamente as rajadas de vento.
 
“Desde segunda-feira a gente vinha falando das rajadas de vento. Ontem conversamos com o Jonas da Coprel sobre isso. E, graças a Deus, esses ventos já passaram. É claro que ainda estamos com ventos moderados, trazendo uma sensação térmica mais baixa. Mas a linha de vento já está aqui em Santa Catarina. O que vamos ter agora é chuva de fraca intensidade, nada que vá trazer maiores problemas. É claro que as pessoas ficam com medo, tivemos ventos de 140 km por hora na área da Coprel. Em todos esses anos que acompanho a área de cobertura da Coprel, nunca tinha visto o registro de ventos de 140 km por hora”, relatou Camila.

A Coprel segue com as equipes atendendo as ocorrências e pede que os clientes e cooperantes contatem o Discoprel para relatar problemas.

Atualização em 21/03/24 às 15h21min. 


 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.