27.06.2025
VoltarCoprel sedia intercâmbio com cooperativas de energia de São Paulo e Mato Grosso do Sul
No dia 26 de junho, a Coprel foi anfitriã de um importante intercâmbio cooperativo, reunindo representantes do setor de energia dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Cerca de 40 participantes do Sistema OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e da OCB/MS (Organização das Cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul) visitaram a sede da Coprel para conhecer de perto nossas práticas em atendimento, governança, inovação e relacionamento com cooperantes.
O encontro contou com a presença de lideranças cooperativistas, como o presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, o presidente da Ocergs, Darci Hartmann, e o superintendente da Infracoop, José Zordan. Também acompanharam a programação o diretor, Herton Azzolin, e demais colegas envolvidos nos temas estratégicos do setor.
Durante o intercâmbio, foram debatidos temas centrais para o futuro do cooperativismo de infraestrutura, como: estratégias para redução de custos e novas conexões; comercialização de sobras no Mercado Livre; carga reversa e os desafios da queda no volume de energia vendida; fontes de financiamento para subestações; negociações com supridores e ampliação de carga; além de tópicos sobre governança, planos de contingência e relacionamento com cooperados. Também houve espaço para atualização sobre a pauta política do setor.
Entre os representantes das entidades visitantes, destacam-se: Henrique Ribaldo, diretor do Ramo Infraestrutura no Sistema OCESP; Danilo Pasin, presidente da FECOERESP; Karina Orfão, consultora do Ramo Infraestrutura no Sistema OCESP; e Fernando Colombo, assessor de Relações Institucionais.
A consultora técnica do Sistema OCESP Karina Órfão falou sobre os resultados da iniciativa. “Esse intercâmbio surgiu a partir de uma demanda que nós identificamos em nosso planejamento estratégico, de ter uma aproximação, um relacionamento maior e conhecer o cooperativismo do Rio Grande do Sul. As cooperativas queriam muito identificar o que está sendo feito aqui para que eles possam fazer lá, porque muitas atuam só com a distribuição. Aqui a gente pôde identificar que as cooperativas atuam em outros setores e que existem outras possibilidades. Que “uma dor” que se tem, pode ser uma oportunidade de negócios. E esse foi o grande despertar em todo o grupo”.
Essa troca de experiências reforça o papel da Coprel como referência nacional no cooperativismo de energia, além de fortalecer os laços entre as cooperativas que trabalham, juntas, por um setor mais inovador, eficiente e conectado com os seus cooperantes.
Deixe seu comentário