
No Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro, a Coprel reafirma um de seus principais valores: a segurança. Com uma frota de mais de 180 veículos, presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, a cooperativa está diariamente nas estradas levando energia, conexão e soluções às comunidades.
Segundo Pedro Henrique Schneider Caetano, analista de gestão de frota da Coprel, a segurança está no centro de todas as decisões relacionadas ao transporte. “Nossa frota é renovada a cada 24 meses, garantindo que os veículos estejam sempre em perfeitas condições. Além disso, seguimos rigorosamente as manutenções preventivas e utilizamos pneus adequados à operação, assegurando maior eficiência e proteção para condutores e comunidade”, destaca.
Em outubro, a Coprel reforçará ainda mais esse compromisso com a chegada de 19 novas Hilux para as equipes de eletricistas, que irão compor o Centro de Operação de Distribuição. Com essa entrega, 100% da frota estará totalmente renovada, ampliando a segurança e a agilidade nas operações.
Formação e monitoramento constante
Todos os motoristas participam de treinamentos semestrais de direção defensiva e atualização das leis de trânsito. Neste ano, a Coprel promoveu inclusive um workshop exclusivo para mulheres condutoras, unindo teoria e prática em situações de emergência.
Além disso, cada novo veículo entregue passa por orientações técnicas específicas, reforçando procedimentos de segurança e protocolos de atuação em situações de risco. “Contamos também com o monitoramento 24 horas dos veículos, que estabelece limites de velocidade para diferentes tipos de vias e emite alertas aos condutores sempre que necessário. Essa tecnologia nos ajuda a reforçar o cumprimento das normas e a preservar vidas”, explica Pedro.
Atitude que reflete valores
Para a Coprel, cada motorista que conduz um veículo identificado com a marca se torna um embaixador da cooperativa. “O comportamento dos condutores transmite confiança, responsabilidade e respeito. Mais do que dirigir, eles representam os valores da Coprel perante a comunidade”, reforça o gestor.
Essa postura foi fortalecida em iniciativas como o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes, que mobilizou todos os setores da cooperativa e teve o primeiro evento para os colaboradores da Coprel realizado neste ano. A iniciativa gerou engajamento, troca de experiências pessoais e maior consciência entre os colaboradores, que passaram a adotar ainda mais disciplina e atenção no trânsito.
No Dia Nacional do Trânsito, a Coprel deixa um recado simples, mas essencial: a vida sempre em primeiro lugar.
“Cada escolha ao volante faz diferença. Respeitar os limites, manter a atenção e dirigir com prudência são atitudes que preservam vidas. Um trânsito mais humano e seguro começa pela atitude de cada um de nós”, ressalta Pedro.
E a mensagem final do gestor sintetiza o espírito cooperativo da Coprel:
“Tão importante quanto saber para onde você vai é saber por quem você volta para casa todos os dias.”
Deixe seu comentário