© Coprel.

logo

28.11.2022

Voltar

Coprel realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT

Compartilhe:

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, iniciou nesta segunda-feira, 28 de novembro, para todos os colaboradores da Coprel. As atividades seguem até sexta-feira, dia 02 de dezembro nas dependências da cooperativa, e são organizadas pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA’s das unidades de Energia e Geração e Desenvolvimento.

A programação contempla palestras e bate-papo sobre a importância da ergonomia para qualidade de vida no ambiente de trabalho, assunto que envolve a postura e educação corporal; noções básicas de primeiros socorros; e as relações interpessoais e a gestão das emoções no dia a dia. Também haverá oficina de ginástica laboral.

A abertura da SIPAT foi conduzida pelo presidente Jânio Vital Stefanello, com a participação dos demais membros da diretoria, como os vice-presidentes Elso Scariot e Decio Floss. De acordo com Stefanello, “a prevenção faz a segurança. A nossa vida é o nosso maior valor, por isso priorizamos a segurança no ambiente de trabalho e à campo. Que a SIPAT seja um momento de reflexão para fazer ainda melhor, proporcionando segurança e bem-estar a todos os colaboradores, garantindo o serviço e atendimento de qualidade aos cooperantes e clientes. ”

Durante a SIPAT os colaboradores irão realizar a coleta de exames do Programa Bem Estar Total – BET, que verifica anualmente como está a saúde dos coprelianos, com aferição da pressão arterial, peso e índices de colesterol e triglicerídeos. Aqueles que necessitam de atendimento especializado, recebem acompanhamento pela equipe da medicina ocupacional da Coprel, com o médico do trabalho, enfermeira e nutricionista.

Outro importante momento da SIPAT é a olimpíada, atividade que simula diversas situações do dia a dia de trabalho de eletricistas e técnicos das áreas de telecomunicações e manutenções de usinas. Nas simulações de procedimentos reais, as equipes que realizam tudo conforme as normativas estabelecidas e no menor tempo, recebem premiações e brindes. Tudo é avaliado por técnicos de segurança do trabalho e serve de incentivo para a prática correta dos procedimentos à campo, visando a segurança de todos os envolvidos.

Conforme o presidente da CIPA Energia Cleisson Grasselli, “as atividades foram organizadas pelas comissões com intuito de contemplar desde a saúde emocional, até situações práticas do dia a dia, visando a reflexão e a retomada de alguns conceitos e situações que envolvem a segurança no trabalho”.

As ações serão coordenadas pela equipe de profissionais enfermeiros, técnicos de segurança, assistente social, professores e psicólogos do SESI de Panambi.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.