© Coprel.

logo

13.06.2025

Voltar

Coprel participa da Semana da Competitividade 2025 e compartilha boas práticas de comunicação cooperativa

Compartilhe:

A Coprel participou da Semana da Competitividade 2025, realizada pelo Sistema OCB em Brasília, entre os dias 9 e 11 de junho. O evento reuniu comunicadores de cooperativas de todo o Brasil para uma imersão nos temas que estão moldando a comunicação estratégica do setor: Planejamento e Dados, Branding, Comunicação Institucional e Marketing.

Representaram a Coprel no evento as coordenadoras Bruna Pazdziora de Almeida e Raquel Lazzarotto, e a analista Eugênia Trevisan dos Santos, profissionais da Comunicação e Marketing da cooperativa.

Durante a programação, nomes de destaque compartilharam experiências inspiradoras: Fred Gelli (CEO da Tátil Design), Ricardo Cavallini (Singularity University), Márcio Callage (CMO da Vulcabras), além dos jornalistas Glenda Kozlowski e Márcio Gomes, e dos influenciadores Mari Krüger, Dani Colombo e Betto Auge.

Alguns profissionais de cooperativas também apresentaram os cases de suas instituições. A Coordenadora de Comunicação e Marketing Institucional da Coprel, Raquel Lazzarotto, participou do painel “Estratégias para fidelização e engajamento de cooperados”, juntamente com Ricardo Oliveira, Coordenador de Comunicação da Cresol. Em sua fala, Raquel provocou a reflexão: “Se a sua cooperativa deixasse de existir, quem sentiria falta?”, destacando como a Coprel fortalece laços que vão além da prestação de serviços, por meio de ações que valorizam o vínculo com seus cooperantes.

Além do painel, Raquel participou da gravação de um videocast da OCB, com a apresentadora Renata Flores e a especialista em branding Beatriz Guarezi, debatendo o tema “Do processo de branding à crise de atenção”. O conteúdo será divulgado nas redes da OCB nas próximas semanas.

Segundo Raquel, “a semana foi de grande aprendizado, mas também uma confirmação de que a comunicação institucional que realizamos na Coprel está alinhada com as melhores práticas do setor. Ainda assim, enxergamos muitas oportunidades de evoluir, inclusive com ferramentas e programas que o próprio Sistema OCB e a Ocergs oferecem. Poder compartilhar nossos cases e contribuir com os debates foi uma forma de mostrar, com alegria e convicção, a força de uma comunicação feita com propósito dentro de uma cooperativa que sabe onde quer chegar.”

A coordenadora Bruna Pazdziora de Almeida também compartilhou sua visão sobre o evento:

“Participar da Semana da Competitividade reforçou algo que sempre fez sentido para mim: colocar o associado no centro da comunicação não é só uma escolha estratégica, é um compromisso com o cooperativismo. Cada mensagem que criamos precisa refletir os valores que nos unem e, ao mesmo tempo, ser clara, acessível e próxima de quem vive a cooperativa no dia a dia. Comunicar é educar, aproximar e gerar pertencimento. Por isso, é tão importante que mais pessoas entendam o que é o cooperativismo e tudo o que ele representa. E isso começa pela formação de profissionais de comunicação preparados, com propósito e sensibilidade para traduzir essa essência.”

Já Eugênia Trevisan dos Santos destacou o papel da tecnologia e da essência humana na comunicação:

“A Semana de Competitividade reuniu os comunicadores de cooperativas de todo o Brasil para reforçar a nossa responsabilidade estratégica com os cooperantes e todo o sistema cooperativista. Frente a tantas tecnologias que chegam para otimizar e inovar nosso trabalho, como a Inteligência Artificial, como fazer o bom uso dessas ferramentas sem perder a essência humanizada do cooperativismo? Como podemos aprimorar o nosso olhar para traduzir o que é a cooperação para os associados e toda a sociedade? Sem dúvida, questionamentos como esses tornaram o evento um verdadeiro marco na trajetória de todos os comunicadores, e agora nosso papel é colocar esse conhecimento em prática nas cooperativas.”

Outro destaque da semana foi o lançamento do livro “Comunicação e Marketing no Cooperativismo”, publicação nacional que cita a Coprel como exemplo de construção de identidade visual. Estar presente em uma obra de referência é um reconhecimento ao trabalho realizado com propósito, estratégia e dedicação à essência cooperativa.

Créditos das imagens 1, 2,  3: Flickr Sistema OCB.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.