A Coprel, uma cooperativa com 56 anos de história, entrega aos seus cooperantes e clientes energia elétrica, serviços de telecomunicações (internet e telefone), soluções em energia para empresas, subestações, usinas, comercialização de energia e também possui geração de energia elétrica com usinas próprias e em parceria com outros empreendedores.
Com uma equipe de 437 colaboradores, sendo 5 facilitadores das unidades de negócio (diretores) e 28 orientadores (gerentes), a Coprel busca constantemente se atualizar e capacitar seu time para melhorar processos e abrir novos caminhos.
Neste ano, um importante passo foi dado com a contratação da renomada Fundação Dom Cabral para um programa de capacitação in company. Serão 8 módulos durante o ano, totalizando 120 horas, destinados aos facilitadores e orientadores da cooperativa.
O primeiro módulo, sobre estratégia, foi conduzido pelo professor Jorge Roldão, um especialista com vasta experiência prática e acadêmica. Roldão atuou por mais de 16 anos em áreas como estratégia competitiva e aceleração de performance em diversos setores, é membro de Conselhos Consultivos e de Administração em vários estados brasileiros, autor de artigos e livros sobre gestão, estratégia e educação, além de palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais.
Bruna Bohrz, orientadora de DHO da Coprel, ressalta a importância do desenvolvimento de lideranças para o crescimento e sucesso da organização. "O primeiro módulo, conduzido pelo professor Jorge Roldão, proporcionou dois dias de muito trabalho, reflexão e alinhamento dos times de gestão. Sabemos que desenvolver lideranças é fundamental para o crescimento e sucesso de uma organização, pois líderes bem preparados são capazes de inspirar, motivar e guiar suas equipes de forma eficaz. E é isso que buscamos ao promover este programa dentro da Coprel." afirma.
Edson Pedrotti, facilitador da unidade de Atendimento e Suporte, compartilha sua experiência: "Participar deste primeiro módulo foi uma experiência inspiradora e transformadora para nós da Coprel, marcando um ponto de virada em nossa jornada de liderança de alta performance. A combinação de teoria avançada e prática aplicada nos proporcionou insights valiosos que irão fortalecer nossos comportamentos e impulsionar nossos talentos para a construção de resultados ainda melhores. Estou convencido de que os aprendizados adquiridos serão fundamentais para empoderar nosso time de líderes a fim de torná-los protagonistas em seus papéis estratégicos".
O professor Jorge Roldão salientou a importância da postura dos líderes diante dos desafios: "Em um mundo tão difícil e complexo, onde surpresas acontecem a todo momento, precisamos não cair na tentação de simplesmente jogar a culpa para algum lugar, explicar o que está acontecendo e fugir da responsabilidade. Um verdadeiro time, como o da Coprel, chama para si a responsabilidade e se mostrou muito ávido por aprender e colocar novas ferramentas nas suas caixinhas gerenciais".
Roldão também destacou o papel do líder em equilibrar pessoas e resultados, sem ser tóxico ou durão, reconhecendo o talento e o desejo de desenvolvimento das equipes. Ele ressaltou a importância de interagir com a realidade, aprender com os desafios e construir soluções junto às pessoas, sem assumir uma posição de vítima.
Por fim, o professor enfatizou a necessidade de estudo e preparo constante dos líderes: "Quem sabe jogar gosta de jogo difícil e, quem joga esse jogo, tem que se preparar antes. Então, é preciso estudar, conversar, aprendendo sempre aquilo que a gente não conhece, porque a gente nunca sabe tudo. Sem conhecimento, é só improviso. Ter boa vontade, querer fazer, mas se preparar para fazer, é fundamental".
A Coprel segue investindo no desenvolvimento de suas lideranças, buscando capacitá-las para enfrentar os desafios do mercado e contribuir para o crescimento sustentável da cooperativa e da sociedade.
Deixe seu comentário