© Coprel.

logo

14.07.2023

Voltar

Coprel inaugura cobertura de 100% de internet fibra ótica em Vila Lângaro

Compartilhe:

A internet de fibra ótica no meio rural representa um avanço significativo na qualidade de vida de inúmeros cooperantes e clientes da Coprel. Com internet, as possibilidades de expansão nos negócios aumentam, e empresas e indústrias podem modernizar processos e facilitar as atividades do dia a dia. Além disso, é um recurso que proporciona conforto e mais oportunidades para jovens, mulheres e as famílias.

Agora, esta é a realidade no município de Vila Lângaro. Nesta quinta-feira, dia 13 de julho, a Coprel realizou a entrega oficial do projeto de 100% de cobertura com fibra ótica no meio rural e urbano no município. São mais de 162 quilômetros de extensão de fibra ótica que ligam 16 comunidades rurais. A entrega aconteceu durante a reunião da Coprel com os cooperantes, no Salão Comunitário, e contou com a presença do Presidente Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, o secretário Silvio Borghetti e os facilitadores Luis Fernando Volpato e Herton Azzolin. O prefeito de Vila Lângaro Anildo Costella e o vice-prefeito Alencar Biazotto também estiveram presentes acompanhando a apresentação dos números da cooperativa na reunião.

 “Para nós é uma alegria muito grande quando se fala da Coprel. Uma parceria que já vinha há muito tempo, e agora a questão de fibra ótica e internet de qualidade no interior, nós percebemos que a população está 1000% contente com a Coprel, porque a energia já era de qualidade indiscutível”, disse o prefeito.

Um dos exemplos da transformação que a internet levou para o interior é a família Secco. “A chegada da internet no meio rural foi muito importante, foi uma revolução, porque tudo que tínhamos que buscar na cidade, ou se deslocar muitas vezes, agora está disponível aqui”, destaca Felipe Secco, ressaltando as facilidades que a internet trouxe para o cotidiano.

Para o agricultor Gilmar Secco, pai de Felipe, a conectividade possibilitou mais proximidade com sua família, que mora em outros municípios e estado. “Praticamente todos os dias estamos conversando, fazendo chamada de vídeo. Eu nasci aqui (no interior), há 63 anos que estou nesse lugar, e com a chegada da fibra ótica, melhorou mesmo. Está ótimo”.

A internet de qualidade também permite que os clientes possam trabalhar de casa, mesmo no interior. Este é o caso de Simone da Roza, que é servidora da Justiça Federal de Passo Fundo e trabalha HomeOffice. “Antes da gente decidir vir morar no interior, precisamos ver a questão da internet. Então, ocorreu a parceria do município com a Coprel e a instalação da internet via fibra. Isso me traz uma grande segurança”, celebra.

A internet também oportuniza que os negócios rurais possam se expandir, com investimentos na modernização das atividades. “Para nós ela (a internet) se tornou uma ferramenta. Possibilitou fazermos cotações de compra com inúmeros fornecedores de insumos e produtos, trabalhar com softwares de gerenciamento agropecuário online, num cenário que depende exclusivamente de internet”, explica o engenheiro agrônomo Anderson De Nardi, de Linha Costella.

Reunião com cooperantes e Coprel na Escola em Vila Lângaro

A reunião contou com a presença de 286 cooperantes, e apresentou os dados técnicos, econômicos e sociais da cooperativa, além da escolha dos líderes do Conselho Consultivo que representam a Coprel no seu município. Em Vila Lângaro, foram eleitos: Osmar Luis Lângaro, reeleito, da localidade Linha Floriano, Claudimar Jacob Mascarello, de Linha Gruta, e Luciano Costella, de Linha Costella, reeleito como suplente.

Além da reunião, a Coprel realizou também o Coprel na Escola para levar o conhecimento sobre a importância da energia elétrica e a preservação do meio-ambiente. Também foi apresentada a peça teatral “A luz e a escuridão”, com a presença dos mascotes Coprelito e Coprelita, que ensinam de forma lúdica e divertida. O evento reuniu aproximadamente 100 alunos e professores de Vila Lângaro no Salão Comunitário.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.