© Coprel.

logo

26.08.2022

Voltar

Coprel Ecologia: transformando o mundo uma muda por vez

Compartilhe:

A Coprel realizou na sexta-feira (26) a entrega oficial das mudas do Coprel Ecologia 2022, para o reflorestamento de áreas de preservação permanente. Ao todo, 28 mil mudas foram distribuídas a 18 municípios. Também foram premiados cinco prefeituras e cinco produtores rurais por seu desempenho na edição de 2021. 

Por meio da parceria com prefeituras, o projeto se conecta com produtores dedicados, que cultivam as árvores com carinho e atenção. Além de fornecer as plantas e estacas para o plantio, todo o manejo é supervisionado por uma equipe de engenharia florestal por cinco anos. Dessa forma, sabe-se que no último quinquênio a média de sobrevivência é de 96,3%. 

Os municípios destaque do último ano foram: Cruz Alta, Jacuizinho, Tapera, Tapejara e Quinze de Novembro. Já os produtores são: Rotary Clube Erico Veríssimo, de Cruz Alta (2000 mudas); Wilian Bresolin, de David Canabarro (750 mudas); Roberto Durigon Lemes, de Cruz Alta (500 mudas); Projeto Vila Paz, da prefeitura de Tapera (500 mudas); Edi Jorge Turra, de Vila Maria (500 mudas).

De acordo com o facilitador de energia Herton Azzolin, um dos diferenciais do Coprel Ecologia é a intercooperação entre Coprel, municípios e produtores: “É a soma de esforços para desenvolver o projeto e que engaja tantas pessoas e de diferentes formas. Temos acompanhado famílias inteiras que se envolvem no plantio e isso desperta uma consciência ambiental coletiva. Esse compartilhamento de ações traz benefícios não apenas ao meio ambiente, mas para a sociedade como um todo”, disse.

Para o engenheiro florestal Nelson Nicolodi, responsável pela parte técnica do projeto, a evolução e o sucesso do Coprel Ecologia são visíveis: “A gente começou com 70%, 80% de sobrevivência. Agora já faz anos que estamos acima de 95%”. Ele destaca ainda: “Não funcionaria tão bem, sem o empenho dos demais envolvidos – prefeituras e produtores rurais. É um trabalho de equipe”, destaca.

O produtor premiado Willian Bresolin, de David Canabarro, aproveitou a oportunidade para salientar a importância do projeto em sua vida pessoal: “É muito gratificante. Trago esse exemplo do meu pai. Uma coisa que era pra eu preservar para meus filhos, futuramente meus netos, é a água. Tenho um pequeno sítio, e resolvemos reflorestar próximo a um córrego de água”, disse.

Ainda, Edi Turra, de Vila Maria, foi premiado pelo segundo ano seguido. Para ele, todos deveriam plantar e ensinar as gerações mais novas da importância da natureza. “Tem que preservar. É preservando que se vai adiante”, comenta.

Ao longo de 18 edições, o Coprel Ecologia já recuperou mais de 536 hectares de APP – áreas de preservação permanente. Esse número representa 595 mil mudas plantadas em quase 30 municípios. A mata nativa é parte essencial do complexo ecossistema do qual fazemos parte. Elas são indispensáveis para a regulação das chuvas, da temperatura e até do controle da poluição. Assim, ao desenvolver este projeto, a Coprel deixa um legado de sustentabilidade e bem-estar para as gerações futuras.
 

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.