03.12.2025
VoltarCoprel e Ascoprel realizam visita à Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e às Cataratas do Iguaçu em parceria com a Giru’s pelo Mundo
Entre os dias 28 e 30 de novembro, um grupo de 50 pessoas entre colaboradores da Coprel e associados da Associação de Colaboradores e Cooperativados da Coprel (Ascoprel) participou de uma imersão técnico-cultural em Foz do Iguaçu, no Paraná. O objetivo da viagem foi ampliar o repertório pessoal e profissional dos participantes, por meio de visitas que se relacionam diretamente com as áreas de atuação da cooperativa e empresas associadas.
A ação foi desenvolvida em parceria com a agência de turismo Giru’s pelo Mundo, de Ibirubá, responsável pela organização logística da viagem e dos passeios.
No sábado (29/11), o grupo iniciou o roteiro com uma visita completa à Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Maior usina hidrelétrica da América Latina e terceira maior do mundo, a Itaipu é referência global em geração de energia limpa e renovável.
Os participantes percorreram tanto o trajeto interno quanto o externo da usina, passando pelos Condutos Forçados, pela Sala de Comando Central e pelo Eixo da Turbina. A experiência permitiu visualizar a grandiosidade do empreendimento, que possui capacidade instalada de 14.000 MW. Para se ter dimensão da obra, a quantidade de concreto utilizada seria suficiente para construir 210 estádios do tamanho do Maracanã; já o volume de aço e ferro permitiria erguer 380 Torres Eiffel. A barragem principal, com seus 196 metros de altura, equivale a um edifício de 65 andares.
No domingo (30/11), a viagem se tornou ainda mais especial com a visita a uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo: as Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade. Acompanhado por uma guia, o grupo percorreu os principais pontos do Parque Nacional, vivenciando de perto a força da água e da natureza. Segundo dados do site oficial das Cataratas do Iguaçu, de junho de 2025, a vazão chega a impressionantes 1,5 milhão de litros por segundo.
A viagem encerrou-se como uma experiência que uniu conhecimento e vivência prática, ampliando a visão de mundo dos participantes e contribuindo significativamente para o trabalho desenvolvido pela Coprel e pela Ascoprel em suas áreas de atuação.
A organização agradece especialmente à Ascoprel e à Giru’s pelo Mundo pela parceria que tornou essa experiência possível.
Deixe seu comentário