© Coprel.

logo

12.08.2025

Voltar

Coprel destaca potencial energético do RS na Jornada Nacional de Inovação da Indústria

Compartilhe:

A Coprel marcou presença nesta terça-feira (12) na edição de Passo Fundo da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizada no Hub Aliança e promovida pelo Instituto Agregar, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae RS e FIERGS. O evento reuniu empresas, lideranças e especialistas para debater os caminhos da transição ecológica e digital no setor industrial brasileiro.

Representando a cooperativa, o Diretor de Geração e Comercialização, Mateus Stefanello, integrou o Painel “Transição Energética em uma Região AgroInovadora”, ao lado de Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da BE8, e Sandro Kluge, Diretor Financeiro da Metasa. A mediação foi conduzida por Carlos Bork, Superintendente de Projetos de Inovação da CNI.

Em sua participação, Mateus ressaltou a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira. Também destacou que a Coprel está investindo fortemente em energia limpa e subestações, proporcionando mais segurança ao sistema elétrico e disponibilidade de carga para as empresas e indústrias da região ampliarem suas atividades. “O nosso Estado é importador de energia, mas tem condições de ampliar consideravelmente a geração. Ainda temos grandes desafios ambientais que necessitam ser atualizados, para que possamos incentivar a geração de energia no estado, reduzindo os altos investimentos em linhas de transmissão, e atender  o setor industrial e impulsionar a transição energética”, destacou Mateus. 

A programação da Jornada incluiu palestras, painéis e workshops, conectando empresas, academia e governo em discussões sobre competitividade, inovação e sustentabilidade. Para Silvana Bergmeier, gerente regional do Sebrae Norte RS, a presença do evento em Passo Fundo reforça o papel estratégico da região: “A Jornada Nacional de Inovação está sendo realizada em todo o Brasil, mas apenas em cidades estratégicas. Aqui no Norte gaúcho temos uma indústria diversificada e é fundamental discutir temas que contribuam para aumentar sua competitividade.”

Já Márcia Capellari, representante do Instituto Aliança Empresarial, destacou o papel do ecossistema local de inovação e a participação da Coprel neste processo: “A Coprel foi uma das primeiras empresas a passar por uma jornada de inovação interna conosco, abraçando desafios de liderança e tecnologia. Hoje temos um ambiente maduro para troca de experiências e desenvolvimento de projetos que impulsionam o crescimento do Rio Grande do Sul.”

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria é uma caravana que percorrerá os 27 estados brasileiros até março de 2026, conectando soluções tecnológicas e desafios regionais com potencial global.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.