15.05.2024
VoltarCoprel acompanha as determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no fornecimento de energia, operação de usinas e subestações
A Coprel acompanha a situação vivida pelo Rio Grande do Sul em virtude das fortes chuvas e temporais que arrasou todo o Estado. Todas as ações da cooperativa seguem as determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que está plenamente engajado acompanhando os desdobramentos das fortes chuvas no território gaúcho.
O ONS é responsável pelo monitoramento dos níveis dos reservatórios, análise da infraestrutura das usinas e das linhas de transmissão. Em particular, estão sendo observadas com atenção os reservatórios das hidrelétricas, onde é feito o controle rigoroso dos níveis de água a fim de acompanhar a integridade das estruturas.
Diante do aumento das precipitações e vazões dos cursos d’água, a Coprel intensifica o monitoramento das usinas e subestações. Reconhecendo a importância de atuação da cooperativa, assim como de todas as instituições do setor elétrico neste momento crítico, e trabalha em colaboração para garantir a segurança e a estabilidade do fornecimento de energia elétrica.
As principais ações que está adotando neste momento são:
Monitoramento dos níveis dos reservatórios das usinas da cooperativa: O Centro de Operações da Coprel acompanha os níveis hidrológicos e as condições climáticas que impactam os reservatórios das PCH’s da cooperativa e também das usinas em que a cooperativa realiza operação e manutenção.
Equipes preparadas para atuação: Todas as equipes de eletricistas, de atendimento e suporte e do centro de operações estão em prontidão para atender a demanda e garantir a segurança da rede elétrica.
Acompanhamento da situação meteorológica: A Coprel conta com uma assessoria especial de acompanhamento meteorológico, a Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais, que fornece boletins e alertas atualizados sobre a previsão do tempo e permitem que a cooperativa organize o deslocamento de equipes conforme a demanda de ocorrências.
A Coprel reforça seu compromisso com a segurança dos seus cooperantes e com a qualidade do serviço prestado. A cooperativa seguirá tomando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos das fortes chuvas no fornecimento de energia e, principalmente, garantir a segurança dos cooperantes, colaboradores e da comunidade de toda a área de atuação da Coprel.
Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/economia/2024/05/1152953-ons-toma-medidas-preventivas.html
Deixe seu comentário