© Coprel.

logo

15.05.2024

Voltar

Coprel acompanha as determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no fornecimento de energia, operação de usinas e subestações

Compartilhe:

A Coprel acompanha a situação vivida pelo Rio Grande do Sul em virtude das fortes chuvas e temporais que arrasou todo o Estado. Todas as ações da cooperativa seguem as determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que está plenamente engajado acompanhando os desdobramentos das fortes chuvas no território gaúcho. 

O ONS é responsável pelo monitoramento dos níveis dos reservatórios, análise da infraestrutura das usinas e das linhas de transmissão. Em particular, estão sendo observadas com atenção os reservatórios das hidrelétricas, onde é feito o controle rigoroso dos níveis de água a fim de acompanhar a integridade das estruturas.

Diante do aumento das precipitações e vazões dos cursos d’água, a Coprel intensifica o monitoramento das usinas e subestações. Reconhecendo a importância de atuação da cooperativa, assim como de todas as instituições do setor elétrico neste momento crítico, e trabalha em colaboração para garantir a segurança e a estabilidade do fornecimento de energia elétrica.

As principais ações que está adotando neste momento são:

Monitoramento dos níveis dos reservatórios das usinas da cooperativa: O Centro de Operações da Coprel acompanha os níveis hidrológicos e as condições climáticas que impactam os reservatórios das PCH’s da cooperativa e também das usinas em que a cooperativa realiza operação e manutenção. 

Equipes preparadas para atuação: Todas as equipes de eletricistas, de atendimento e suporte e do centro de operações estão em prontidão para atender a demanda e garantir a segurança da rede elétrica.

Acompanhamento da situação meteorológica: A Coprel conta com uma assessoria especial de acompanhamento meteorológico, a Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais, que fornece boletins e alertas atualizados sobre a previsão do tempo e permitem que a cooperativa organize o deslocamento de equipes conforme a demanda de ocorrências. 

A Coprel reforça seu compromisso com a segurança dos seus cooperantes e com a qualidade do serviço prestado. A cooperativa seguirá tomando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos das fortes chuvas no fornecimento de energia e, principalmente, garantir a segurança dos cooperantes, colaboradores e da comunidade de toda a área de atuação da Coprel.  


Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/economia/2024/05/1152953-ons-toma-medidas-preventivas.html

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.