© Coprel.

logo

04.07.2025

Voltar

Cooperativismo: um círculo de inclusão, desenvolvimento e inovação

Compartilhe:

 

A celebração do Dia Internacional do Cooperativismo neste sábado, dia 05 de julho, reafirma a importância das cooperativas na construção de um mundo melhor. Neste ano, a data ganha ainda mais relevância pelo fato de a ONU ter declarado 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

A Coprel, ao lembrar da data, rememora a simbologia que faz parte de sua própria identidade visual e também está presente em inúmeros símbolos cooperativistas: o círculo.

  • A logomarca da Coprel é constituída por um “C” — de Coprel, de Cooperativa, de Cooperação e de Cooperante — formado por círculos de tamanhos distintos, que representam a diversidade de características de seus cooperantes (comércios, residências, pequenas, médias e grandes propriedades rurais, irrigação e indústrias dos mais diferentes portes). Estes círculos giram em sintonia na mesma direção, todos com a mesma importância e propósito, unindo vozes e decisões pela construção de um futuro com mais desenvolvimento para todos.

  • A logomarca do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) também faz referência ao círculo, com um arco que circunda a marca e simboliza a eternidade do movimento, ou seja, a ausência de início e de fim.

  • A identidade visual apresentada pela ONU para o Ano Internacional das Cooperativas traz elementos circulares que ilustram pessoas ao redor do mundo conectadas para construir um futuro mais próspero e sustentável.

Mais do que um símbolo ou uma forma gráfica, o círculo representa o espírito cooperativo — onde todos possuem a mesma representatividade. Independentemente de seu tamanho, cada pessoa tem voz, ninguém é deixado de fora e todos giram na mesma direção: a do bem coletivo.

Na Coprel, cada serviço entregue, cada decisão tomada e cada pessoa envolvida faz parte desse círculo. Cooperar é estar presente. É apoiar o produtor rural, a comunidade urbana, o irrigante, o comércio, a indústria,  compreender suas distintas necessidades e atender as demandas de forma equilibrada. Ouvimos nossos cooperantes, confiamos em nossas lideranças e decidimos em conjunto a melhor forma de direcionarmos nossos investimentos e como desenvolver nossos programas sociais. Até mesmo a nossa logomarca simboliza isso: a junção de círculos de diferentes tamanhos por um mesmo propósito: o melhor para nossas comunidades” afirma o presidente Jânio Vital Stefanello.

Com atuação nas áreas de energia (geração, distribuição e comercialização), telecomunicações e soluções, a Coprel vai investir somente neste ano, R$ 190 milhões, reforçando o potencial de desenvolvimento e inovação do cooperativismo de infraestrutura. São mais de 100 mil cooperantes conectados à energia da Coprel ou à internet da Coprel Telecom, beneficiados diretamente com cada avanço implantado nos serviços e atendimentos. Esses investimentos também impulsionam a economia local, gerando oportunidades para centenas de colaboradores e prestadores de serviços que crescem junto com a cooperativa, sustentando suas famílias e contribuindo para o desenvolvimento regional.

“Infraestrutura adequada às necessidades do mundo moderno, como energia e internet de qualidade, são as bases do desenvolvimento, seja na cidade ou no interior. É por meio desses pilares que conseguimos gerar oportunidades, atrair tecnologia, fortalecer as propriedades rurais e fazer com que mais famílias permaneçam no campo e nas suas comunidades com renda e qualidade de vida”, reforça Stefanello.

Com esse posicionamento, a Coprel segue firme no seu propósito: entregar soluções inovadoras e sustentáveis que ligam as pessoas ao futuro, sempre com proximidade, responsabilidade social e cooperação.

DIA C

A Coprel também está se preparando para a celebração do Dia C – Dia de Cooperar, que será realizado em 30 de agosto. A data marca o engajamento das cooperativas em ações voluntárias e beneficentes, mobilizando colaboradores, cooperantes e comunidades em iniciativas de solidariedade.

A partir de 2025, o Dia C passará a ser celebrado anualmente no último sábado de agosto, alinhando-se ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. A mudança visa fortalecer ainda mais o vínculo entre o cooperativismo e o espírito de doação, cuidado e transformação social.

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, sendo uma oportunidade de divulgação do cooperativismo e da importância deste modelo de negócio na transformação da vida das pessoas, das comunidades e de empreendimentos.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.