A celebração do Dia Internacional do Cooperativismo neste sábado, dia 05 de julho, reafirma a importância das cooperativas na construção de um mundo melhor. Neste ano, a data ganha ainda mais relevância pelo fato de a ONU ter declarado 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
A Coprel, ao lembrar da data, rememora a simbologia que faz parte de sua própria identidade visual e também está presente em inúmeros símbolos cooperativistas: o círculo.
-
A logomarca da Coprel é constituída por um “C” — de Coprel, de Cooperativa, de Cooperação e de Cooperante — formado por círculos de tamanhos distintos, que representam a diversidade de características de seus cooperantes (comércios, residências, pequenas, médias e grandes propriedades rurais, irrigação e indústrias dos mais diferentes portes). Estes círculos giram em sintonia na mesma direção, todos com a mesma importância e propósito, unindo vozes e decisões pela construção de um futuro com mais desenvolvimento para todos.
-
A logomarca do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) também faz referência ao círculo, com um arco que circunda a marca e simboliza a eternidade do movimento, ou seja, a ausência de início e de fim.
-
A identidade visual apresentada pela ONU para o Ano Internacional das Cooperativas traz elementos circulares que ilustram pessoas ao redor do mundo conectadas para construir um futuro mais próspero e sustentável.
Mais do que um símbolo ou uma forma gráfica, o círculo representa o espírito cooperativo — onde todos possuem a mesma representatividade. Independentemente de seu tamanho, cada pessoa tem voz, ninguém é deixado de fora e todos giram na mesma direção: a do bem coletivo.
“Na Coprel, cada serviço entregue, cada decisão tomada e cada pessoa envolvida faz parte desse círculo. Cooperar é estar presente. É apoiar o produtor rural, a comunidade urbana, o irrigante, o comércio, a indústria, compreender suas distintas necessidades e atender as demandas de forma equilibrada. Ouvimos nossos cooperantes, confiamos em nossas lideranças e decidimos em conjunto a melhor forma de direcionarmos nossos investimentos e como desenvolver nossos programas sociais. Até mesmo a nossa logomarca simboliza isso: a junção de círculos de diferentes tamanhos por um mesmo propósito: o melhor para nossas comunidades” afirma o presidente Jânio Vital Stefanello.
Com atuação nas áreas de energia (geração, distribuição e comercialização), telecomunicações e soluções, a Coprel vai investir somente neste ano, R$ 190 milhões, reforçando o potencial de desenvolvimento e inovação do cooperativismo de infraestrutura. São mais de 100 mil cooperantes conectados à energia da Coprel ou à internet da Coprel Telecom, beneficiados diretamente com cada avanço implantado nos serviços e atendimentos. Esses investimentos também impulsionam a economia local, gerando oportunidades para centenas de colaboradores e prestadores de serviços que crescem junto com a cooperativa, sustentando suas famílias e contribuindo para o desenvolvimento regional.
“Infraestrutura adequada às necessidades do mundo moderno, como energia e internet de qualidade, são as bases do desenvolvimento, seja na cidade ou no interior. É por meio desses pilares que conseguimos gerar oportunidades, atrair tecnologia, fortalecer as propriedades rurais e fazer com que mais famílias permaneçam no campo e nas suas comunidades com renda e qualidade de vida”, reforça Stefanello.
Com esse posicionamento, a Coprel segue firme no seu propósito: entregar soluções inovadoras e sustentáveis que ligam as pessoas ao futuro, sempre com proximidade, responsabilidade social e cooperação.
DIA C
A Coprel também está se preparando para a celebração do Dia C – Dia de Cooperar, que será realizado em 30 de agosto. A data marca o engajamento das cooperativas em ações voluntárias e beneficentes, mobilizando colaboradores, cooperantes e comunidades em iniciativas de solidariedade.
A partir de 2025, o Dia C passará a ser celebrado anualmente no último sábado de agosto, alinhando-se ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. A mudança visa fortalecer ainda mais o vínculo entre o cooperativismo e o espírito de doação, cuidado e transformação social.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, sendo uma oportunidade de divulgação do cooperativismo e da importância deste modelo de negócio na transformação da vida das pessoas, das comunidades e de empreendimentos.
Deixe seu comentário