© Coprel.

logo
Compartilhe:

O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na terça-feira e madrugada de quarta-feira deixou um rastro de prejuízos para os gaúchos. Falta de energia elétrica, destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos, desabastecimento de água e interrupções de vias públicas foram alguns dos desafios que a população enfrentou após a passagem da tempestade que provocou chuvas intensas, queda de granizo e ventos que passaram dos 100 quilômetros por hora.

Diante desses problemas, as cooperativas gaúchas, movidas pelo espírito de coletividade e empatia, entraram em ação para oferecer respostas rápidas às comunidades afetadas pelo severo fenômeno climático.

Cootravipa

A Cootravipa, responsável pela Coleta Seletiva de Porto Alegre, mobilizou todo o seu efetivo nesta quarta-feira. Mais de 2 mil colaboradores foram remanejados e contribuíram para recolher com maior agilidade os resíduos espalhados pelas ruas da Capital. Esta ação permitiu que a população se beneficiasse com ruas mais limpas e livres dos vestígios deixados pelo temporal.

Celetro

A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí Ltda (Celetro), que detém a permissão para o serviço público de distribuição de energia elétrica em 29 municípios da região central, também entrou em ação. Com mais de 115 mil beneficiários, a Celetro enfrentou interrupções no serviço devido ao temporal. No entanto, graças à agilidade e expertise das equipes de manutenção, 80% dos usuários já tiveram a energia restabelecida na noite de quarta-feira. A cooperativa trabalha incansavelmente para normalizar completamente a situação e minimizar os impactos causados pela tempestade.

Certel

A eficiência do planejamento, o uso de equipamentos de última geração e uma equipe altamente treinada fizeram a diferença para a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) enfrentar os desafios decorrentes do intenso temporal. De acordo com o vice-presidente da Certel, Daniel Sechi, cerca de 46 mil associados, de um total de 75 mil, foram afetados pela tempestade.

“Às 23 horas da terça-feira, tínhamos 46 mil associados sem energia. Às 7h30min da manhã da quarta-feira, apenas 8 mil clientes continuavam sem abastecimento”, relata Sechi.
Ele destaca que essa rápida recuperação foi possível devido ao monitoramento do fenômeno desde segunda-feira e às equipes com técnicos altamente preparados para enfrentar situações críticas, como a tempestade que se abateu sobre o Estado.

Sechi enfatiza a importância dos equipamentos de ponta, como os religadores utilizados pela Certel, que agilizam o processo de religamento das redes a partir do centro de operações. Isso permitiu que as equipes de manutenção atuassem de forma eficaz nos locais onde eram necessárias intervenções técnicas. As equipes trabalharam incansavelmente durante toda a madrugada para atender ao maior número possível de associados.

“Foram inúmeros os problemas encontrados, como árvores caídas nas estradas, obrigando a desobstrução, transformadores queimados por raios, postes caídos e fiação rompida”, relata.

Além disso, um plano de contingência entre cooperativas de infraestrutura que atuam na mesma região também foi acionado para enfrentar a situação emergencial.

“A intercooperação entre a Certaja, Cerfox, Coprel e Certel mostra a força do cooperativismo. A partir de amanhã, receberemos mais caminhonetes, caminhões e equipamentos para auxiliar a resolver todos os problemas que ainda estão afetando nosso serviço.”
O vice-presidente da Certel lembrou ainda a importância das parcerias com as prefeituras, que também ajudaram bastante para a normalização da distribuição de energia aos associados.

Com isso, Sechi acredita que até o fim da tarde desta quinta-feira todos os associados terão os serviços restabelecidos. A superação dos desafios reforça a resiliência e a eficiência da Certel Energia em garantir o fornecimento de energia mesmo em condições adversas.

O Sistema Ocergs está acompanhando os impactos dos efeitos causados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, haverá condições de melhor avaliar os prejuízos e as medidas de apoio necessárias para o setor. A entidade também acompanha com atenção a previsão de novos eventos climáticos, conforme alertas da Defesa Civil.

 

Fonte: https://www.sescooprs.coop.br/noticias/2024/01/18/cooperativas-gauchas-agem-rapido-para-restabelecer-servicos-apos-forte-temporal/

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.