© Coprel.

logo

29.12.2022

Voltar

Ano de muito trabalho, realizações, energia e conexão

Compartilhe:

A Coprel viveu um ano intenso em 2022. Um período marcado pela consolidação de muitos projetos nos quais a cooperativa já trabalhava nos últimos anos. Para destacar o que aconteceu de mais importante e que foi muito positivo para a Coprel, apresentamos uma retrospectiva dos principais acontecimentos de 2022.

Neste ano, foram retomadas as reuniões presenciais do Conselho Consultivo nos municípios, assim como as edições do projeto Coprel na Escola. De abril a novembro, os eventos contemplaram 10 municípios, totalizando mais de 3.700 estudantes e mais de 2.100 cooperantes nas reuniões.  Ao mesmo tempo em que foram retomadas as atividades presenciais, a cooperativa seguiu investindo em tecnologia e digitalização de processos.

Para garantir energia de qualidade aos cooperantes, uma grande prioridade para a Coprel, foram confirmados importantes obras e projetos. A usina CGH Mirim, entre Santa Bárbara do Sul e Carazinho-RS entrou em operação, com capacidade instalada de 1,45 MW. A Coprel venceu o Leilão de Energia Nova A-4, realizado pela ANEEL, que viabiliza a implantação da PCH Santo Antônio do Jacuí, no Rio Jacuí, entre Victor Graeff e Mormaço-RS. E em ritmo intenso, está sendo construída a PCH Tio Hugo. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2023. Com 10,1 MW de potência, é a maior usina própria da Coprel. Como parte deste conjunto de obras, cooperativa anunciou a construção de sua quinta subestação de energia, que será instalada em Tio Hugo e beneficiará toda a grande região. Em 2022, a Coprel também garantiu a ampliação das redes trifásicas no meio rural. Foram aprovados 82 projetos de transformação de redes monofásicas e bifásicas em trifásicas por meio do programa Energia Forte no Campo, em parceria com o governo estadual e prefeituras municipais.

Além dos investimentos na infraestrutura, a Coprel priorizou o atendimento aos cooperantes e o compromisso com as comunidades onde atua. Em 2022, mais uma vez tivemos o reconhecimento pelos serviços prestados. A Coprel foi eleita a 7ª melhor distribuidora de energia do Brasil no Prêmio ANEEL de Qualidade, dentre as 104 permissionárias e concessionárias de todo o país. Desempenhando seu papel social, a Coprel participou de campanhas beneficentes alusivas ao Dia de Cooperar, arrecadando alimentos, agasalhos e incentivando a doação de sangue. A Coprel Telecom lançou a campanha Conexão do Bem, destinando parte do valor da mensalidade dos novos clientes para as APAEs dos municípios de atuação da cooperativa. Ainda falando sobre o compromisso social da Coprel, a cooperativa iniciou as atividades de mais uma turma do programa Aprendiz Cooperativo em 2022. E para valorizar a importância da mulher na Coprel, foi lançada a mascote Coprelita para destacar os importantes papeis desempenhados pelo público feminino, como as colaboradoras, cooperantes, conselheiras, filhas e esposas dos cooperantes que também contribuem para o desenvolvimento da cooperativa.

Na área ambiental, o projeto Coprel Ecologia teve continuidade, com a distribuição de 28 mil mudas de árvores nativas para plantio em áreas de preservação permanente. Em 2022, o Coprel Ecologia completou 18 anos, totalizando mais de 530 hectares recuperados e 595 mil mudas plantadas.

O ano de 2022 também marcou o início das atividades da área de comercialização de energia da Coprel. Autorizada pela ANEEL em abril, a comercializadora atua prestando assessoria para a migração de empresas, indústrias, cerealistas e grandes consumidores para o mercado livre de energia. É mais um serviço que agrega ao portfólio da Coprel Soluções, aproveitando a experiência e credibilidade da cooperativa.

Na área de Telecom, a Coprel seguiu ampliando atividades para conectar mais famílias e empresas com serviços de comunicação de qualidade. Em 2022, a Coprel Telecom firmou uma aliança estratégica com a empresa DGNet Telecom, de Não-Me-Toque, passando a atender os clientes da empresa de 26 municípios. Neste ano, a Coprel também ampliou sua rede de fibra ótica para as cidades de Saldanha Marinho, Ibirapuitã, Camargo, Soledade, Ibiaçá e Vila Lângaro, ampliando a possibilidade de atendimento na área rural dos municípios. E com relação ao avanço da oferta de internet, além de centenas de projetos em parceria com os produtores, os municípios de Marau, Condor e Vila Lângaro assinaram contrato com a Coprel Telecom para universalizar o acesso à internet no interior, com aporte parcial de recursos do poder público e investimentos também por parte da Coprel. Em Passo Fundo, a Coprel Telecom assinou contrato para fornecer Wi-Fi público, atendendo 54 pontos no município. Também em Passo Fundo, foi inaugurada a loja Coprel Telecom no Shopping da Praça.

Este ano marcou o início das operações da telefonia móvel da Coprel Telecom. Fomos reconhecidos no Prêmio Melhor Plano 2022, com a melhor velocidade, melhor provedor e melhor satisfação em Ibirubá e Tapejara; melhor satisfação e melhor provedor em Panambi, e melhor velocidade em Colorado, Cruz Alta, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro e Selbach.

E o fechamento deste ano de muitas novidades, projetos e investimentos teve a apresentação da nova marca da Coprel. Desde o final de novembro, a cooperativa apresenta uma nova identidade, e segue atualizando os materiais de comunicação com a nova logomarca e o slogan “Cooperação que liga você ao futuro”, unificando e aperfeiçoando a comunicação com todos os públicos.

 

Tudo isso que apresentamos é um pouco do que aconteceu de mais importante para a Coprel em 2022. Olhar para tudo que realizamos nos motiva a seguir para o novo ano trabalhando com muita energia para oferecer sempre o melhor e soluções completas aos cooperantes e clientes. A Coprel deseja um excelente 2023, com ainda mais conquistas, realizações e claro, muita cooperação.

Confira alguns números da Coprel no infográfico: 

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.