© Coprel.

logo

04.08.2021

Voltar

Aliança em Rede abre inscrições para startups e empresas de tecnologia

Compartilhe:

Startups e empresas de tecnologia que desenvolvam soluções em Business Intelligence (B.I) e Data Analytics podem fazer parte do Aliança em Rede. O programa foi desenvolvido pela Aliança Empresarial Norte RS – que faz parte do Hub de Inovação da IMED – e pela Semente Negócios, empresa de aprendizagem empreendedora. A Aliança Empresarial Norte RS é formada por empreendedores e líderes dos mais diferentes segmentos de mercado (BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora), e tem como propósito fomentar, por meio da colaboração empresarial, o ecossistema de inovação e tecnologia da região Norte do Rio Grande do Sul.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de agosto para soluções que possam resolver cinco desafios: dashboards inteligentes, modelos preditivos baseados em dados, modelos visuais baseados em dados, coleta automatizada de dados e otimização da operação.

Estes desafios foram definidos pelos empreendedores e líderes de alta performance que fazem parte da Aliança, por meio de uma metodologia aberta de inovação, desenvolvida e aplicada pela Semente Negócios.

César Costa, head da Semente, destaca que a inovação é a receita para que as empresas sigam relevantes no mercado e, por isso, é um privilégio para a Semente estar junto com a IMED e com as principais empresas da região Norte do Estado no processo de inovação. “Encontrar soluções para os desafios tecnológicos destas empresas irá proporcionar a agilidade necessária para que as organizações se tornem ainda mais competitivas. Juntos, vamos criar um portfólio de soluções que acelerem e atendam os desafios das grandes organizações, e que impulsionem o ecossistema de inovação da região Norte do Estado”, diz.

A diretora do Hub de Inovação da IMED, Márcia Capellari, destaca que a primeira edição do Aliança em Rede tem como propósito a prática de um dos objetivos estratégicos da Aliança Empresarial. “Queremos conectar negócios, startups e qualquer tipo de solução que possa resolver problemas de base tecnológica e que envolvam ciência e inteligência de dados”, comenta.

Para as empresas da Aliança Empresarial Norte RS, o programa de conexão com as startups e empresas de tecnologia também representa agilidade e assertividade diante dos desafios. “O dinamismo dos mercados, de modo geral, demanda ações rápidas que mantenham as empresas competitivas, e é esse o papel do programa quando se propõe a conectar grandes empresas a startups, dar mais celeridade às grandes organizações”, enfatiza o Contracts Manager da Metasa, Eduardo Riva Caceres.

O detalhamento dos desafios pode ser acessado no site www.aliancaempresarial.network/alianca-em-rede e as inscrições são realizadas pela plataforma AxonHub, onde também se encontra o regulamento.
 

Próximos passos
Após o encerramento das inscrições, em 21 de agosto, o cronograma da Aliança em Rede segue com a divulgação das startups e empresas de tecnologia selecionadas até o dia 24 de setembro, e um evento de preparação em 28 de setembro.
Nos dias 07 e 08 de outubro, as startups e empresas selecionadas participarão de um Pitchday online com as empresas da Aliança em Empresarial, no qual apresentarão suas soluções. Após o Pitchday, haverá o contato entre empresas e startups para negociação até o dia 29 de outubro de 2021.

Resumo dos desafios:

Desenvolvimento de Dashboards Inteligentes
Soluções tecnológicas que permitam a criação de Dashboards gerenciais personalizáveis baseados em dados de diversas fontes. Dentre as funcionalidades esperadas, valorizamos especialmente a autonomia da ferramenta para se atualizar em tempo real, com pouca ou nenhuma necessidade de interação humana. Será considerada um diferencial a quantidade de integrações possíveis dentro da ferramenta, bem como funcionalidades que permitam executar um controle de qualidade rigoroso sobre os dados.

Modelos preditivos baseados em dados
Parcerias tecnológicas para desenvolver modelos preditivos baseados em dados para os nossos negócios. Queremos desenvolver modelos para: previsão de oferta e demanda, valuation de pontos comerciais, preços futuros de insumos, comercial e vendas, e outros modelos gerenciais relacionados a necessidades específicas de cada negócio.

Modelos visuais baseados em dados
Parcerias tecnológicas para desenvolver modelos visuais baseados em dados. Temos demanda por soluções personalizáveis e dinâmicas que permitam a visualização facilitada de grandes quantidades de dados. Funcionalidades como mapa de calor e visão de mapa geográfico são diferenciais. A possibilidade de coletar e consolidar dados de diversas fontes (públicas e privadas) também é um diferencial.

Coleta automatizada de dados públicos
Soluções tecnológicas que permitam a coleta e a estruturação de dados públicos de diversas fontes, tais como redes sociais, fontes governamentais, sites de concorrentes, entre outros. Soluções que permitam a criação e alimentação de modelos preditivos com base nestes dados serão vistas como diferenciadas.

Otimização da operação com base em dados
Soluções tecnológicas que permitam a otimização da operação com base em dados. Serão consideradas diferenciadas as ferramentas que permitirem uma visualização facilitada da operação, permitindo o planejamento de ações e a remediação de problemas de forma ágil.


Texto: Eduarda Perin - Imed
Foto: Imed
Texto adaptado: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coprel

 

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.