© Coprel.

logo

26.06.2023

Voltar

A importância do cooperativismo para um mundo mais conectado, colaborativo e consciente

Compartilhe:

Por: Jânio Vital Stefanello | Presidente da Coprel

O mundo evolui a uma velocidade intensa, e a cada ano que passa, novas tecnologias, processos e ferramentas de inovação nos desafiam a pensar diferente e agir com mais rapidez e assertividade. Neste ambiente tão conectado em que todos vivemos, quem não interage, quem deixa de compartilhar conhecimento e evita se integrar nos ambientes sociais ou empresariais acaba perdendo espaço. Esta reflexão abre caminhos para destacar o quanto o cooperativismo tem um papel social muito importante para despertar uma consciência mais colaborativa e participativa nas comunidades onde atua.

No primeiro sábado de julho celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo. E percebemos que, a cada ano que passa, a data tem maior destaque na mídia, é lembrada e comentada pelas pessoas e organizações. Mais do que mostrar o quanto as cooperativas têm se destacado por sua atuação social e econômica, esse movimento reflete o entendimento que a sociedade está tendo sobre a importância de buscarmos aplicar a cooperação de forma efetiva em nosso cotidiano. O senso de comprometimento, responsabilidade e a maior proximidade que os cooperantes possuem se revelam no crescimento das cooperativas, que sempre se destacam em seus segmentos de atuação.

Viver o cooperativismo é um convite a olhar para os sonhos de uma comunidade e buscar na união de ideias, talentos e objetivos a força necessária para realizar o que se almeja. Na Coprel, temos uma cultura orientada a compreender as demandas do nosso cooperante e encontrar a solução para o problema ou dificuldade. E ao seguir por este caminho, cujo destino é corresponder às expectativas de cada família ou empresa que confia em nossa cooperativa, não andamos sozinhos. Constituímos alianças estratégicas com outras instituições, cooperativas, com empreendedores, buscamos o aprendizado constante, incentivamos a troca de experiências e valorizamos a autonomia de nossos cooperantes. Desta forma, nossos objetivos se ampliaram.

O trabalho da Coprel, que começou com a missão primordial de levar energia elétrica e uma vida melhor para as famílias do interior, hoje engloba a geração de energia limpa e renovável, o acesso à comunicação e internet de alta qualidade que incentiva a permanência do jovem no campo e a sucessão rural, soluções para empresas que demandam serviços especializados na área elétrica com segurança, e também a assessoria técnica e comercial para o mercado livre de energia com assertividade. Esse conjunto de atividades gera um resultado financeiro, que é integralmente aplicado em investimentos em fundos e programas sociais mantidos pela Coprel que beneficiam diretamente os cooperantes, suas famílias e também a região em que o recurso é aplicado.

Aplicar os princípios do cooperativismo é ir muito além de cumprir a legislação que rege o contrato social de uma cooperativa. É dar exemplo, por meio de ações colaborativas, transparência na gestão, desenvolvimento de ações e projetos em benefício da sociedade. Desta forma, cumprimos com nossa missão de apoiar o desenvolvimento regional, levando renda e vida melhor com serviços cooperativos. Temos a consciência de nossa responsabilidade de acelerar o desenvolvimento sustentável, tema definido pelo ACI – Aliança Cooperativa Internacional para o Dia do Cooperativismo de 2023. Seguimos em frente focados neste compromisso, mas conectados ao principal: nossos cooperantes. É esta energia que faz com que a Coprel seja a ligação com o futuro da nossa gente.  

Nota: A Coprel possui hoje 105 mil famílias ligadas nas redes de energia e internet

Crescimento da Coprel 2021/2022:

Consumo de energia: + 10,17%
Número de clientes de internet: + 31%
Receita: + 15,57%
Distribuição das sobras em programas sociais: R$ 26.855.561,29.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.