© Coprel.

logo

01.01.2021

Voltar

Jovens encontram na família incentivo para continuar nas propriedades rurais

Compartilhe:

A determinação dos jovens, aliada ao incentivo e apoio da família, é muito importante para que os filhos fiquem no interior, continuando o trabalho dos pais. Foi o que aconteceu com Janquiel Zanco, de 23 anos. Em conjunto com os pais Paulo e Marinete, o jovem investiu na propriedade, agregando mais uma atividade para geração de renda: a criação de galinhas para a produção de ovos. A família também se dedica na produção de leite, com 13 vacas em lactação. Assim como o trabalho com o aviário, a atividade leiteira exige dedicação diária.

A agroindústria de ovos existe desde o ano passado, e está instalada junto à propriedade da família em Linha Laranjeira, interior de Marau. Este é o local onde o jovem passa a maior parte do dia, trabalhando na organização e limpeza dos ninhos e coleta dos ovos. Ao mês, a média de produção é de 3.200 dúzias, que são comercializadas na cidade de Marau.

Além de Janquiel, Paulo e Marinete têm duas filhas: Camila e Cassiana, que residem na cidade. A expectativa é de que Janquiel siga no interior, investindo e trabalhando no negócio familiar. A decisão do filho investir na propriedade é motivo de alegria para Paulo. “Ficamos felizes quando vemos que o trabalho está dando resultado. É muito importante incentivarmos e trabalharmos juntos, pois temos a garantia de que ele irá administrar e conduzir a propriedade futuramente”, destaca.

O jovem, formado em Desenvolvimento Rural, retornou ao interior para ajudar e estar mais próximo à família. A ideia de iniciar um novo negócio partiu dos pais e está dando certo. “Nós começamos às 5h da manhã dando ração às galinhas e fazendo a abertura dos ninhos. Por volta das 7h30min recolhemos os ovos e trabalhamos até o meio dia na limpeza, pesagem e ovoscopia. À tarde, as galinhas são soltas, conforme o sistema de semi-confinamento”, explica.

Para a produção de ovos é preciso, em média, de 16 a 17 horas de luminosidade, e a energia elétrica da Coprel é fundamental para garantir o tempo necessário. “Sem a energia não teríamos um pico tão alto de produção. Ela nos ajuda muito, pois além da luz solar, precisamos complementar 5 horas de luminosidade com a energia elétrica. A Coprel é nossa grande parceira”, ressalta Janquiel.

Gabriel, de quatro anos, é sobrinho de Janquiel. O menino já acompanha os passos do tio na propriedade. O trabalho, carinho e cuidado com os animais é exemplo repassado de gerações na família Zanco. Com energia de qualidade, a família pode permanecer unida, fazendo o que gosta no meio rural.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.