© Coprel.

logo

16.07.2021

Voltar

Detalhes que fazem a diferença para a economia e segurança

Compartilhe:

Quando falamos em energia elétrica, simples detalhes podem fazer uma grande diferença. Com pequenas atitudes no dia a dia é possível economizar, contribuir para uma maior vida útil e durabilidade dos equipamentos que utilizamos, além de evitar incidentes envolvendo o uso da energia elétrica.

Um bom exemplo disso são os equipamentos que ficam ligados na tomada enquanto não estão sendo utilizados. No caso de eletroeletrônicos como televisão, micro-ondas, computador, aparelhos de vídeo e som, enquanto conectados na energia elétrica, operam em modo “stand by”, consumindo energia. Já para os notebooks, mantê-los direto na tomada mesmo no momento em que não estão sendo utilizados compromete a vida útil da bateria.

Outra situação comum (e que pode se tornar perigosa) é manter o plugue dos carregadores de telefone celular na tomada, sem o celular conectado, carregando. Quando os carregadores são originais, homologados pela Anatel, dificilmente ocorrem maiores problemas, porém a recomendação é sempre tirar estes conectores da tomada para que não haja nenhum perigo.

Nos meses mais frios do ano, ficamos mais tempo em casa e utilizamos mais os aparelhos elétricos, principalmente o chuveiro em uma potência mais alta, além de aquecedores. Portanto, é comum haver aumento no consumo de energia elétrica. Desta forma, ações como desligar os equipamentos e as luzes que não estão sendo utilizados colaboram no orçamento do cooperante.

A Coprel ressalta a importância de as instalações elétricas estarem em boas condições de uso para a segurança de todas as pessoas que residem na casa.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.