07.11.2025
VoltarCultivo de uvas, turismo e boa gastronomia: como o Valle da Niágara expandiu possibilidades com a energia da Coprel
O Valle da Niágara fica no interior de Espumoso/RS e proporciona um local para eventos e celebrações, unido com o cultivo de uvas de mesa.
A energia elétrica é muito mais do que um recurso de infraestrutura. Ela representa possibilidades de investir, expandir e criar. É a base sólida que impulsiona o avanço e faz parte de inúmeras transformações, inclusive longe dos grandes centros, nas riquezas do interior.
No interior de Espumoso, uma área de lavoura ganhou um novo propósito. O casal Mara Luiza Nazari e Luiz de Vargas decidiu transformar a propriedade da família em um espaço que une o cultivo de uvas de mesa à experiência turística. Assim nasceu o Valle da Niágara, um espaço que combina boa gastronomia com o cultivo de uvas, aproximando a serra gaúcha do noroeste do Rio Grande do Sul.
O Valle conta com a energia da Coprel para garantir uma experiência única a cada visitante. “Nosso empreendimento surgiu na pandemia, naquele momento em que todos repensamos nossas rotinas e voltamos às origens. O Luiz viaja bastante e conhecia bem a Serra Gaúcha. Como nossa região não tinha nada parecido, decidimos implementar aqui um parreiral de uvas”, conta Mara.
O nome Valle da Niágara foi escolhido com propósito: o local oferece belas paisagens e uma estrutura pensada para celebrar eventos e receber pessoas. De qualquer ponto, é possível contemplar o vale. Já o “Niágara” faz referência à principal variedade de uvas cultivadas ali, entre nove tipos produzidos.
A propriedade conta com dois hectares de parreirais, totalmente irrigados por gotejamento. São cerca de quatro mil pés de uva, além de hortaliças e frutas cultivadas para o consumo no restaurante, como alface, temperos e morangos. Tudo é produzido de forma sustentável e manual, com o apoio essencial da energia elétrica.
“O Valle sem energia não é vivo. As uvas precisam de energia. A planta precisa de água, e a nossa água depende da energia. São mais de quatro mil plantas, 100% irrigadas. Temos armazenamento e coleta de água, mas é a energia que movimenta tudo. Até a adubação é feita com energia, diluída na água e aplicada via gotejo. E à noite, a iluminação transforma o espaço: a natureza ganha luz”, explica Luiz.
O cooperativismo também está presente em cada detalhe dessa história. “Conheço a Coprel desde a infância e trabalho em uma cooperativa. Sei da importância que o cooperativismo tem para o associado e do quanto fortalece nossas comunidades”, compartilha Mara.
Assim como cada cooperativa contribui com o sistema cooperativista, cada cooperante fortalece sua cooperativa ao desenvolver sua atividade. O Valle da Niágara é um exemplo de inovação no meio rural, convidando as pessoas a fazer parte desse ecossistema que cresce a cada dia, compartilhando uma energia que transforma realidades.
Como resume Luiz: “A cooperação com a Coprel faz com que a nossa história tenha mais vida, mais cor.”
Deixe seu comentário