© Coprel.

logo

19.01.2021

Voltar

Coprel alerta sobre os cuidados elétricos na temporada de verão

Compartilhe:

Os cuidados com a energia elétrica e o manuseio de aparelhos é necessário a qualquer hora e lugar. Porém, sabe-se que na temporada de verão, os riscos aumentam. A prevenção é o melhor caminho, pois além de preservar os equipamentos elétricos da residência, protegem também as pessoas. 

Por isso, a Coprel faz os seguintes alertas:


- A temporada de verão na região do Alto Jacuí, é favorecida das chamadas nuvens convectivas, que resultam em pancadas de chuva rápidas e isoladas, e que seguidamente estão associadas a temporais. Em caso de temporal, com chuvas fortes e raios, afaste-se de cabos e redes elétricas! Evite tomar banho no chuveiro elétrico durante o período, pois a água é um condutor de energia, colocando a vida do cooperante em risco. Em casos de cabos rompidos, postes ou árvores caídas, imediatamente contate o Discoprel pelo fone 116, 0800 051 3196, 0800 116 0116 e 0800 701 3196 (ligação telefônica e WhatsApp).

- Calor, sol e piscina requerem cuidados. Atenção ao manusear aparelhos eletrônicos perto da água! Busque sempre aparelhos que sejam a prova d’água e verifique o estado de conservação e isolação da fiação elétrica.
 
- Período de férias, as crianças estão por casa! Invista em protetores de tomada específicas, pois estas têm a função de impedir que as crianças toquem as partes energizadas com objetos pontiagudos. Mantendo-as seguras de choques elétricos.

- Não sobrecarregue tomadas, especialmente na utilização de “T” (o conhecido benjamin). Como alternativa, se necessário, utilize filtros de linha com fusível de proteção.

- Busque sempre um especialista para fazer a revisão elétrica da sua moradia. O ideal é realizar a revisão sempre que for ampliar a carga ou na troca de equipamentos de maior potência. 

- Em caso de viagens de férias, lembre-se de desligar os aparelhos elétricos e eletroeletrônicos, pois além de economizar energia, evita possíveis acidentes.


É necessário manter os equipamentos elétricos em bom estado de conservação, isso evita possíveis acidentes e danos materiais. A Coprel alerta sobre os cuidados e a importância de consultar um eletricista particular na hora de fazer uma revisão na instalação elétrica da residência. 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.