Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 19.01.2021

  • Energia

Coprel alerta sobre os cuidados elétricos na temporada de verão

Compartilhe:

Os cuidados com a energia elétrica e o manuseio de aparelhos é necessário a qualquer hora e lugar. Porém, sabe-se que na temporada de verão, os riscos aumentam. A prevenção é o melhor caminho, pois além de preservar os equipamentos elétricos da residência, protegem também as pessoas. 

Por isso, a Coprel faz os seguintes alertas:


- A temporada de verão na região do Alto Jacuí, é favorecida das chamadas nuvens convectivas, que resultam em pancadas de chuva rápidas e isoladas, e que seguidamente estão associadas a temporais. Em caso de temporal, com chuvas fortes e raios, afaste-se de cabos e redes elétricas! Evite tomar banho no chuveiro elétrico durante o período, pois a água é um condutor de energia, colocando a vida do cooperante em risco. Em casos de cabos rompidos, postes ou árvores caídas, imediatamente contate o Discoprel pelo fone 116, 0800 051 3196, 0800 116 0116 e 0800 701 3196 (ligação telefônica e WhatsApp).

- Calor, sol e piscina requerem cuidados. Atenção ao manusear aparelhos eletrônicos perto da água! Busque sempre aparelhos que sejam a prova d’água e verifique o estado de conservação e isolação da fiação elétrica.
 
- Período de férias, as crianças estão por casa! Invista em protetores de tomada específicas, pois estas têm a função de impedir que as crianças toquem as partes energizadas com objetos pontiagudos. Mantendo-as seguras de choques elétricos.

- Não sobrecarregue tomadas, especialmente na utilização de “T” (o conhecido benjamin). Como alternativa, se necessário, utilize filtros de linha com fusível de proteção.

- Busque sempre um especialista para fazer a revisão elétrica da sua moradia. O ideal é realizar a revisão sempre que for ampliar a carga ou na troca de equipamentos de maior potência. 

- Em caso de viagens de férias, lembre-se de desligar os aparelhos elétricos e eletroeletrônicos, pois além de economizar energia, evita possíveis acidentes.


É necessário manter os equipamentos elétricos em bom estado de conservação, isso evita possíveis acidentes e danos materiais. A Coprel alerta sobre os cuidados e a importância de consultar um eletricista particular na hora de fazer uma revisão na instalação elétrica da residência. 

Deixe seu comentário