© Coprel.

logo

26.01.2022

Voltar

Coprel alerta sobre acidentes domésticos com energia elétrica

Compartilhe:

Os riscos com choque elétrico podem ser evitados e alguns cuidados diários são necessários para evitar acidentes domésticos. Tanto crianças como adultos estão suscetíveis à riscos no dia a dia. Por isso, a importância de estar sempre atento ao estado de conservação das instalações dentro e fora da residência e executar medidas de prevenção.

Para o engenheiro de segurança do trabalho e um dos palestrantes da SIPAT 2021 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), Diego Klein, é preciso observar principalmente o estado da instalação elétrica e dos equipamentos antes de manuseá-los. “A maioria dos acidentes acontecem com eletrodomésticos, principalmente quando a instalação elétrica não foi bem realizada e há fuga de corrente elétrica. Um exemplo são as máquinas de lavar-roupa, onde temos a junção de água e eletricidade, que juntas aumentam o perigo para quem vai utilizar. E, se a instalação elétrica não estiver no padrão correto, com cabo de proteção, mais conhecido como terra, há possibilidades de acidentes”.

A segunda causa envolvendo acidentes domésticos é o uso inadequado de carregadores de celular, utilizado cada vez mais nos dias atuais. “O mais importante é evitar de comprar carregador de celular em locais não adequados, ou seja, se eu tenho um celular da marca x, e o meu carregador tem algum problema, o recomendado é trocar por um da mesma marca. Deve-se evitar comprar os modelos paralelos, pois geralmente esses carregadores não seguem as diretrizes do Inmetro ou Aneel, então há um risco maior de acidentes com choque elétrico. ”

Pequenos cuidados devem fazer parte das tarefas diárias, sejam elas em casa ou no trabalho, e a prevenção é a melhor solução. A Coprel reforça a importância de observar o selo de certificação antes de realizar a compra de eletrodomésticos, manter em boas condições as instalações elétricas, além de alertar sobre a necessidade de equipamento de proteção individual (EPIs) corretos na hora de manusear aparelhos elétricos.

Proteja você e a sua família! Caso identifique perigo envolvendo choque elétrico com a rede de distribuição elétrica, informe imediatamente o Discoprel, no número 116.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.