© Coprel.

logo

27.06.2025

Voltar

Coprel sedia intercâmbio com cooperativas de energia de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

No dia 26 de junho, a Coprel foi anfitriã de um importante intercâmbio cooperativo, reunindo representantes do setor de energia dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Cerca de 40 participantes do Sistema OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e da OCB/MS (Organização das Cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul) visitaram a sede da Coprel para conhecer de perto nossas práticas em atendimento, governança, inovação e relacionamento com cooperantes.

O encontro contou com a presença de lideranças cooperativistas, como o presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, o presidente da Ocergs, Darci Hartmann, e o superintendente da Infracoop, José Zordan. Também acompanharam a programação o diretor, Herton Azzolin, e demais colegas envolvidos nos temas estratégicos do setor.

Durante o intercâmbio, foram debatidos temas centrais para o futuro do cooperativismo de infraestrutura, como: estratégias para redução de custos e novas conexões; comercialização de sobras no Mercado Livre; carga reversa e os desafios da queda no volume de energia vendida; fontes de financiamento para subestações; negociações com supridores e ampliação de carga; além de tópicos sobre governança, planos de contingência e relacionamento com cooperados. Também houve espaço para atualização sobre a pauta política do setor.

Entre os representantes das entidades visitantes, destacam-se: Henrique Ribaldo, diretor do Ramo Infraestrutura no Sistema OCESP; Danilo Pasin, presidente da FECOERESP; Karina Orfão, consultora do Ramo Infraestrutura no Sistema OCESP; e Fernando Colombo, assessor de Relações Institucionais.

A consultora técnica do Sistema OCESP Karina Órfão falou sobre os resultados da iniciativa. “Esse intercâmbio surgiu a partir de uma demanda que nós identificamos em nosso planejamento estratégico, de ter uma aproximação, um relacionamento maior e conhecer o cooperativismo do Rio Grande do Sul. As cooperativas queriam muito identificar o que está sendo feito aqui para que eles possam fazer lá, porque muitas atuam só com a distribuição. Aqui a gente pôde identificar que as cooperativas atuam em outros setores e que existem outras possibilidades. Que “uma dor” que se tem, pode ser uma oportunidade de negócios. E esse foi o grande despertar em todo o grupo”.

Essa troca de experiências reforça o papel da Coprel como referência nacional no cooperativismo de energia, além de fortalecer os laços entre as cooperativas que trabalham, juntas, por um setor mais inovador, eficiente e conectado com os seus cooperantes.

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.