12.08.2025
VoltarCoprel destaca potencial energético do RS na Jornada Nacional de Inovação da Indústria

A Coprel marcou presença nesta terça-feira (12) na edição de Passo Fundo da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizada no Hub Aliança e promovida pelo Instituto Agregar, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae RS e FIERGS. O evento reuniu empresas, lideranças e especialistas para debater os caminhos da transição ecológica e digital no setor industrial brasileiro.
Representando a cooperativa, o Diretor de Geração e Comercialização, Mateus Stefanello, integrou o Painel “Transição Energética em uma Região AgroInovadora”, ao lado de Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da BE8, e Sandro Kluge, Diretor Financeiro da Metasa. A mediação foi conduzida por Carlos Bork, Superintendente de Projetos de Inovação da CNI.
Em sua participação, Mateus ressaltou a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira. Também destacou que a Coprel está investindo fortemente em energia limpa e subestações, proporcionando mais segurança ao sistema elétrico e disponibilidade de carga para as empresas e indústrias da região ampliarem suas atividades. “O nosso Estado é importador de energia, mas tem condições de ampliar consideravelmente a geração. Ainda temos grandes desafios ambientais que necessitam ser atualizados, para que possamos incentivar a geração de energia no estado, reduzindo os altos investimentos em linhas de transmissão, e atender o setor industrial e impulsionar a transição energética”, destacou Mateus.
A programação da Jornada incluiu palestras, painéis e workshops, conectando empresas, academia e governo em discussões sobre competitividade, inovação e sustentabilidade. Para Silvana Bergmeier, gerente regional do Sebrae Norte RS, a presença do evento em Passo Fundo reforça o papel estratégico da região: “A Jornada Nacional de Inovação está sendo realizada em todo o Brasil, mas apenas em cidades estratégicas. Aqui no Norte gaúcho temos uma indústria diversificada e é fundamental discutir temas que contribuam para aumentar sua competitividade.”
Já Márcia Capellari, representante do Instituto Aliança Empresarial, destacou o papel do ecossistema local de inovação e a participação da Coprel neste processo: “A Coprel foi uma das primeiras empresas a passar por uma jornada de inovação interna conosco, abraçando desafios de liderança e tecnologia. Hoje temos um ambiente maduro para troca de experiências e desenvolvimento de projetos que impulsionam o crescimento do Rio Grande do Sul.”
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria é uma caravana que percorrerá os 27 estados brasileiros até março de 2026, conectando soluções tecnológicas e desafios regionais com potencial global.
Deixe seu comentário