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Apresentação
DICIONÁRIO COPRELIANO: Conheça expressões típicas utilizadas no dia a dia da Coprel
A Coprel, ao longo de mais de 50 anos de história, desenvolveu uma cultura muito marcante. Quem trabalha na cooperativa, ou utiliza seus serviços, se depara com expressões características. Alguns termos foram desenvolvidos no contexto da vivência na Coprel. Outras palavras assumem um significado muito maior, quando utilizadas por quem vive no ambiente da cooperativa. As palavras do Dicionário Copreliano são muito comuns no dia a dia dos colaboradores, e transmitem a cultura, essência e o jeito de ser da Coprel.
Palavras utilizadas para designar quem trabalha na Cooperativa, bem como, para fazer referência a tudo que é proveniente da Coprel.
Exemplos:
Cultura Copreliana (Cultura da Coprel)
Dicionário Copreliano (Dicionário da Coprel)
Reunião Copreliana (Reunião da Coprel)
Comportamento Copreliano (Comportamento de quem trabalha na Coprel)
Copreliano (Homem que trabalha na Coprel)
Copreliana (Mulher que trabalha na Coprel)
Para todos os colaboradores, é motivo de orgulho ser chamado de “Copreliano” e “Copreliana”. Vai muito além de ser um “funcionário”, ou “empregado”, termos que estão presentes em documentos jurídicos, mas nunca são utilizados no dia a dia da Coprel. Os colaboradores são atuantes, participativos e têm voz. Colaboram com o crescimento e desenvolvimento da cooperativa. São Coprelianos e Coprelianas que trabalham com responsabilidade, orgulho, e se mantém engajados em viver o dia a dia em uma organização comprometida com o desenvolvimento econômico e social de toda a região onde atua.
Exemplos:
Cultura Copreliana (Cultura da Coprel)
Dicionário Copreliano (Dicionário da Coprel)
Reunião Copreliana (Reunião da Coprel)
Comportamento Copreliano (Comportamento de quem trabalha na Coprel)
Copreliano (Homem que trabalha na Coprel)
Copreliana (Mulher que trabalha na Coprel)
Para todos os colaboradores, é motivo de orgulho ser chamado de “Copreliano” e “Copreliana”. Vai muito além de ser um “funcionário”, ou “empregado”, termos que estão presentes em documentos jurídicos, mas nunca são utilizados no dia a dia da Coprel. Os colaboradores são atuantes, participativos e têm voz. Colaboram com o crescimento e desenvolvimento da cooperativa. São Coprelianos e Coprelianas que trabalham com responsabilidade, orgulho, e se mantém engajados em viver o dia a dia em uma organização comprometida com o desenvolvimento econômico e social de toda a região onde atua.
A Coprel possui uma cultura marcante e a expressa através de palavras utilizadas de forma exclusiva pela cooperativa. Uma destas palavras é “Cooperante”. Quem conhece a Coprel certamente sabe o significado do termo “Cooperante”, mas a origem da utilização da palavra demonstra todo o respeito, dedicação e compromisso da cooperativa com seu quadro social.
COOPERANTE:
Segundo o dicionário online de português Dicio, “Cooperante” é uma variação do adjetivo “cooperador” que por sua vez significa: “aquele que coopera”, “colaborador”, “cooperativo”. A definição da palavra em um dicionário ainda é muito recente, pois na grande maioria dos dicionários ainda não se encontra o termo Cooperante.
A palavra COOPERANTE é utilizada para designar as pessoas que são associadas à cooperativa, e foi criado de forma exclusiva, para diferenciar de “associado” ou “cooperado”, termos comumente utilizados no cooperativismo para nomear os membros de uma cooperativa.
O Cooperante da Coprel é mais que associado e cliente dos serviços da cooperativa. O Cooperante é incentivado a ser participante e presente nas decisões da Coprel.
A Coprel passou a utilizar o termo “Cooperante” há mais de duas décadas. A palavra foi escolhida em um processo de planejamento estratégico da cooperativa, com o objetivo de englobar as diversas características que fazem com que os cooperantes sejam muito mais que associados e clientes: eles são atuantes na vida da Coprel, cooperam com o crescimento e melhoria da cooperativa participando de reuniões, pesquisas e Assembleias.
Hoje, o termo “Cooperante” é plenamente conhecido e utilizado pela comunidade em geral. Exemplos:
A prioridade do trabalho da Coprel são os cooperantes.
A Coprel possui, atualmente, mais de 55 mil cooperantes.
Os cooperantes podem entrar em contato com a Coprel ligando para o número 116.
Ao chamar as famílias, empresas e agroindústrias que utilizam a energia da Coprel de cooperantes, o objetivo da cooperativa é de que todos se privilegiados por fazerem parte de uma cooperativa que valoriza a opinião e as prioridades de seus cooperantes, o que oferece muito mais possibilidades do que ser somente um cliente de uma concessionária de energia.
Na década de 70, conforme a Coprel avançava seu trabalho de construção, e consequentemente, manutenção das redes de energia no interior, os colaboradores da cooperativa começavam a chamar a atenção: usando uniformes característicos e a bordo de veículos equipados, subindo até o topo dos postes de energia para realizarem os serviços necessários nas redes elétricas. Com o passar do tempo, os eletricistas passaram a ser chamados, informalmente, de “Coprelitos”.
Com o objetivo de se aproximar de seus cooperantes e suas famílias em uma linguagem simples, lúdica e exclusiva, a Coprel lançou um personagem com o objetivo de atrair a atenção do público, se destacando por sua originalidade e despertando o interesse das pessoas em ouvir a mensagem transmitida. E o nome dado a este personagem foi “Coprelito”: com características semelhantes aos eletricistas da Coprel, também conhecidos por este apelido.
O nome “Coprelito” é tão marcante da identidade da Coprel, que o próprio Informativo Coprel veiculado na Rádio foi por muito tempo, chamado pelos cooperantes e colaboradores de “Coprelito”.
Formalmente, o nome “COPRELITO” é utilizado para designar o personagem da Coprel (chamado de ‘Gimmick’ na linguagem publicitária), vestido de macacão cinza com a logomarca da Coprel, capacete laranja e botinas pretas. O “Coprelito” está presente em diversos materiais institucionais da cooperativa, com seu visual e voz características. E nos eventos da Coprel, principalmente no projeto “Coprel na Escola”, o Coprelito toma forma humana, interagindo com os participantes e transmitindo mensagens educativas .
Enquanto a presença do “Coprelito” personagem traz alegria e descontração por onde passa, a presença dos “Coprelitos” eletricistas transmite a segurança de que um trabalho bem feito será iniciado ou foi recém-concluído.
Com o objetivo de se aproximar de seus cooperantes e suas famílias em uma linguagem simples, lúdica e exclusiva, a Coprel lançou um personagem com o objetivo de atrair a atenção do público, se destacando por sua originalidade e despertando o interesse das pessoas em ouvir a mensagem transmitida. E o nome dado a este personagem foi “Coprelito”: com características semelhantes aos eletricistas da Coprel, também conhecidos por este apelido.
O nome “Coprelito” é tão marcante da identidade da Coprel, que o próprio Informativo Coprel veiculado na Rádio foi por muito tempo, chamado pelos cooperantes e colaboradores de “Coprelito”.
Formalmente, o nome “COPRELITO” é utilizado para designar o personagem da Coprel (chamado de ‘Gimmick’ na linguagem publicitária), vestido de macacão cinza com a logomarca da Coprel, capacete laranja e botinas pretas. O “Coprelito” está presente em diversos materiais institucionais da cooperativa, com seu visual e voz características. E nos eventos da Coprel, principalmente no projeto “Coprel na Escola”, o Coprelito toma forma humana, interagindo com os participantes e transmitindo mensagens educativas .
Enquanto a presença do “Coprelito” personagem traz alegria e descontração por onde passa, a presença dos “Coprelitos” eletricistas transmite a segurança de que um trabalho bem feito será iniciado ou foi recém-concluído.
Copreliar é uma expressão conhecida e divulgada entre o público interno da Coprel, sendo desenvolvida no ano de 2012 em um programa de treinamento para designar a forma dos colaboradores da Coprel cooperarem e interagirem entre si e com os cooperantes.
COPRELIAR significa adotar comportamentos que fazem a diferença no relacionamento com os cooperantes e entre colegas de trabalho, priorizando 4 características: acolhimento, comunicação, cooperação e resolutividade.
O termo COPRELIAR é classificado como um verbo, e portanto, indica ação. Para a Coprel, COPRELIAR é agir buscando sempre o melhor atendimento para o cooperante. A Comunicação é uma forma importante de “Copreliarmos” com nossos cooperantes e com a comunidade em que a Coprel atua!
COPRELIAR significa adotar comportamentos que fazem a diferença no relacionamento com os cooperantes e entre colegas de trabalho, priorizando 4 características: acolhimento, comunicação, cooperação e resolutividade.
O termo COPRELIAR é classificado como um verbo, e portanto, indica ação. Para a Coprel, COPRELIAR é agir buscando sempre o melhor atendimento para o cooperante. A Comunicação é uma forma importante de “Copreliarmos” com nossos cooperantes e com a comunidade em que a Coprel atua!
O Discoprel é o teleatendimento gratuito 24 horas da Coprel. Mas seu significado vai além desta descrição simples e objetiva. Para a cooperativa, o Discoprel é a porta de entrada do cooperante para a realização de qualquer solicitação, e principalmente, a resolução de todas as questões relacionadas à Coprel e ao fornecimento de energia elétrica.
A cooperativa busca ter no atendimento seu grande diferencial, e o Discoprel, como principal canal de atendimento da cooperativa, tem um papel fundamental na satisfação do cooperante. Por isso, o slogan do Discoprel: “Você liga, a gente Atende e Resolve” é o lema norteador, seguido em cada atendimento. Os atendentes são treinados para atender com agilidade e encaminhar a solução para o cooperante no menor tempo possível: seja repassando as informações solicitadas, registrando ocorrências de atendimento, solucionando dúvidas e resolvendo tudo que estiver ao seu alcance. O que não pode ser concluído de forma imediata é registrado, e o cooperante recebe a informação do prazo para retorno de sua solicitação.
Seguindo esta filosofia de atendimento que prioriza o atendimento e a resolutividade, o Discoprel também atende as solicitações recebidas pelas redes sociais e, mais recentemente, pelo Whats App.
Para falar com o Discoprel por meio de ligação telefônica, o cooperante pode escolher um dos seguintes números de contato:
116 | 0800 051 3196 | 0800 116 0116 | 0800 701 3196 |
Para falar com o Discoprel via Whats App, o contato é: 0800 701 3196.
Discoprel! Você ligue, a Coprel atende e resolve!
A cooperativa busca ter no atendimento seu grande diferencial, e o Discoprel, como principal canal de atendimento da cooperativa, tem um papel fundamental na satisfação do cooperante. Por isso, o slogan do Discoprel: “Você liga, a gente Atende e Resolve” é o lema norteador, seguido em cada atendimento. Os atendentes são treinados para atender com agilidade e encaminhar a solução para o cooperante no menor tempo possível: seja repassando as informações solicitadas, registrando ocorrências de atendimento, solucionando dúvidas e resolvendo tudo que estiver ao seu alcance. O que não pode ser concluído de forma imediata é registrado, e o cooperante recebe a informação do prazo para retorno de sua solicitação.
Seguindo esta filosofia de atendimento que prioriza o atendimento e a resolutividade, o Discoprel também atende as solicitações recebidas pelas redes sociais e, mais recentemente, pelo Whats App.
Para falar com o Discoprel por meio de ligação telefônica, o cooperante pode escolher um dos seguintes números de contato:
116 | 0800 051 3196 | 0800 116 0116 | 0800 701 3196 |
Para falar com o Discoprel via Whats App, o contato é: 0800 701 3196.
Discoprel! Você ligue, a Coprel atende e resolve!
“Empatia” é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando compreender a forma de agir e de pensar do outro, a partir de suas circunstâncias, experiências e histórico de vida.
A Coprel busca constantemente desenvolver esta habilidade em seus colaboradores. Ter empatia com o cooperante é compreender com muito mais facilidade a importância de um trabalho ágil e eficiente para restabelecer a energia, afinal toda a infraestrutura de uma empresa ou de uma propriedade rural pode estar aguardando. Se colocar no lugar do cooperante é se responsabilizar com prazos de atendimento, afinal, ninguém gosta de não receber o retorno do que foi prometido no tempo combinado.
A empatia é uma característica fundamental do atendimento da Coprel. Esta aptidão faz parte da Cultura Copreliana, e se fortalece conforme os colaboradores vão compreendendo a importância da energia elétrica de qualidade para a vida, o trabalho, negócios e desenvolvimento dos cooperantes e de todas as comunidades em que a Coprel está presente.
A Coprel busca constantemente desenvolver esta habilidade em seus colaboradores. Ter empatia com o cooperante é compreender com muito mais facilidade a importância de um trabalho ágil e eficiente para restabelecer a energia, afinal toda a infraestrutura de uma empresa ou de uma propriedade rural pode estar aguardando. Se colocar no lugar do cooperante é se responsabilizar com prazos de atendimento, afinal, ninguém gosta de não receber o retorno do que foi prometido no tempo combinado.
A empatia é uma característica fundamental do atendimento da Coprel. Esta aptidão faz parte da Cultura Copreliana, e se fortalece conforme os colaboradores vão compreendendo a importância da energia elétrica de qualidade para a vida, o trabalho, negócios e desenvolvimento dos cooperantes e de todas as comunidades em que a Coprel está presente.
O atendimento de qualidade é tão importante para a Coprel, que a cooperativa busca desenvolver diversas características que valorizem a experiência do cooperante com os serviços Coprelianos. Uma destas importantes características é o “Acolhimento”.
Para a Coprel, fazer com que o cooperante sinta que suas solicitações foram acolhidas com seriedade é fundamental. Acolher o cooperante é recebê-lo presencialmente, atender uma ligação ou responder a uma solicitação com toda a consideração e respeito que o cooperante merece.
Os colaboradores da Coprel se aperfeiçoam constantemente para fazer com que os cooperantes se sintam verdadeiramente acolhidos em todos os atendimentos recebidos junto à cooperativa.
Para a Coprel, fazer com que o cooperante sinta que suas solicitações foram acolhidas com seriedade é fundamental. Acolher o cooperante é recebê-lo presencialmente, atender uma ligação ou responder a uma solicitação com toda a consideração e respeito que o cooperante merece.
Os colaboradores da Coprel se aperfeiçoam constantemente para fazer com que os cooperantes se sintam verdadeiramente acolhidos em todos os atendimentos recebidos junto à cooperativa.
Comunicação: a ação de se comunicar com o cooperante de forma constante, repassando informações sobre a cooperativa de maneira clara e objetiva é uma prioridade para a Coprel.
Nossa cooperativa dedica tempo, recursos e muito trabalho para que o cooperante saiba o que de mais importante acontece na cooperativa: reuniões, capacitações, investimentos, desligamentos de energia, informações sobre os direitos e deveres, economia e segurança. Seja através do rádio, da internet, da televisão, dos jornais, a COMUNICAÇÃO da Coprel é fundamental para a transparência e credibilidade da cooperativa.
Esta iniciativa do “Dicionário Copreliano”, é mais uma ideia para aproximar o nosso cooperante de palavras e conceitos muito utilizados na Coprel. Também é importante lembrar que a comunicação não parte somente da cooperativa para o cooperante: que também pode entrar em contato com a Coprel por atendimento telefônico, presencial ou virtual no site, redes sociais e aplicativo de mensagens, para deixar a sua mensagem, sugestão, dúvida, crítica ou elogio sobre a cooperativa.
Assim como a nossa energia, a comunicação de qualidade transmite segurança e credibilidade.
A palavra “Cooperação” traz seu significado de forma muito direta: é a ação de cooperar, auxiliar e colaborar. Várias pessoas agindo em cooperação constituem uma cooperativa. Portanto, para a Coprel, esta é uma atitude que está presente no dia a dia, em todas as atividades realizadas.
Cooperar com os colaboradores, com os cooperantes, com os prestadores de serviço e fornecedores de materiais, com o poder público, com a sociedade de modo geral, é o que permitiu que a Coprel se desenvolvesse com sustentabilidade. Quando um grupo de pessoas ou instituições trabalham de forma cooperada, todos ganham.
Para a Coprel, a cooperação é uma atitude diária e fundamental para o desenvolvimento de todas as atividades da cooperativa. É o trabalho feito de forma conjunta e organizada, com motivação e energia, transmitindo segurança e gerando mais oportunidades para todos.
Cooperar com os colaboradores, com os cooperantes, com os prestadores de serviço e fornecedores de materiais, com o poder público, com a sociedade de modo geral, é o que permitiu que a Coprel se desenvolvesse com sustentabilidade. Quando um grupo de pessoas ou instituições trabalham de forma cooperada, todos ganham.
Para a Coprel, a cooperação é uma atitude diária e fundamental para o desenvolvimento de todas as atividades da cooperativa. É o trabalho feito de forma conjunta e organizada, com motivação e energia, transmitindo segurança e gerando mais oportunidades para todos.
Estar disponível é muito importante na prestação de serviços. Na Coprel, a disponibilidade é uma característica fundamental do atendimento. Estar disponível vai muito além de ter um canal de comunicação 24 horas aos seus cooperantes, como o Discoprel. Significa disponibilizar tempo e atenção para atender as demandas, executar os serviços e resolver os eventuais problemas com organização, agilidade e no prazo estipulado. Também significa facilitar o acesso às informações e aos serviços com a criação de diversos canais de interação e atendimento.
A disponibilidade da Coprel para com seus cooperantes é demonstrada no comprometimento da resolução de todas as situações relacionadas à cooperativa e aos serviços prestados: fornecimento de energia, internet e serviços. A partir do momento que o Cooperante entra em contato com a Coprel, os colaboradores estarão disponíveis para atender o que foi solicitado, ou então, direcionar a solicitação para os demais setores da cooperativa. A prioridade é atender bem o cooperante: e para isso é preciso de disponibilidade, atenção e comprometimento.
A disponibilidade da Coprel para com seus cooperantes é demonstrada no comprometimento da resolução de todas as situações relacionadas à cooperativa e aos serviços prestados: fornecimento de energia, internet e serviços. A partir do momento que o Cooperante entra em contato com a Coprel, os colaboradores estarão disponíveis para atender o que foi solicitado, ou então, direcionar a solicitação para os demais setores da cooperativa. A prioridade é atender bem o cooperante: e para isso é preciso de disponibilidade, atenção e comprometimento.
O comprometimento com a verdade, com o cumprimento de prazos e fornecimento de informações atualizadas ao cooperante é um fator determinante nas avaliações de qualidade do serviço da cooperativa, seja a pesquisa de satisfação realizada pela Coprel, ou o Prêmio ANEEL de qualidade (pesquisa para avaliar a satisfação do consumidor), aplicada pela agência reguladora.
Comprometimento é sinônimo de compromisso, empenho e engajamento, características que fazem parte da cultura copreliana, como ação prioritária em qualquer atendimento. Atualmente, a cooperativa supera 99% de ocorrências atendidas dentro do prazo, graças ao comprometimento de todos em respeitar o cooperante e cumprir o que foi prometido no primeiro contato com a cooperativa.
Para a Coprel, estar comprometida é sentir-se verdadeiramente engajada com as prioridades de seus cooperantes, visando o desenvolvimento das atividades produtivas, com mais renda e qualidade de vida para todos.
Comprometimento é sinônimo de compromisso, empenho e engajamento, características que fazem parte da cultura copreliana, como ação prioritária em qualquer atendimento. Atualmente, a cooperativa supera 99% de ocorrências atendidas dentro do prazo, graças ao comprometimento de todos em respeitar o cooperante e cumprir o que foi prometido no primeiro contato com a cooperativa.
Para a Coprel, estar comprometida é sentir-se verdadeiramente engajada com as prioridades de seus cooperantes, visando o desenvolvimento das atividades produtivas, com mais renda e qualidade de vida para todos.