Geração

Usinas

Voltar

Usinas

Ser referência como cooperativa de geração de energia e desenvolvimento. Com essa visão a Coprel trabalha investindo em projetos de geração e em atividades que levam qualidade de vida aos cooperantes.

Hoje a Coprel conta com três Pequenas Centrais Hidrelétricas próprias, e tem participação em outros empreendimentos. Mas outros projetos para instalações de novas usinas estão sendo estudados, sempre com a filosofia de levar energia limpa e com qualidade aos cooperantes, preservando e respeitando o meio ambiente.
 

Essa Pequena Central Hidrelétrica fica no município de Ibirubá, no Rio Pinheirinho. A partir de março de 2019, passa a atuar com 0,88 MW de potência instalada, capaz de atender mais de 3 mil famílias. 

 

O Rio Forquilha, em Lagoa Vermelha, abastece essa usina de geração. A sua capacidade é de 0,78 MW, suficientes para abastecer 3 mil famílias.

 

Situada no município de Victor Graeff, no Rio Jacuí, essa usina gera 3,34 MW, beneficiando cerca de 7 mil famílias.

 

Em 2010 entrou em operação comercial a PCH Dreher. Com potência instalada de 17,7MW, essa Pequena Central Hidrelétrica está localizada no município de Salto do Jacuí. Nesse empreendimento a Coprel tem participação de 25%

 

Nesse empreendimento, que fica em Júlio de Castilhos, a Coprel tem participação de 29,44%. A potência instalada da PCH Kotzian é de 13MW.

 

Situada em São Francisco de Paula, a PCH Cazuza Ferreira tem uma potência instalada de 9,10MW, o que representa atender mais de 30 mil pessoas. A participação da Coprel é de 38%.