Energia

Aviso de privacidade

01. Quem Somos
A COPREL é uma cooperativa que atua com geração e distribuição de energia. Para prestar determinados serviços, em meio físico e digital, é necessário que seja realizado tratamento de dados pessoais.

02. O que é um tratamento de dados pessoais?
Tratamento é todo tipo de atividade que utilize dados relativos a pessoas físicas, identificadas ou identificáveis, como nome e endereço IP, envolvendo armazenamento, modificação, reprodução, comunicação e compartilhamento, dentre outras previstas no inciso X do art. 5º da LGPD.

03. Como funciona o tratamento no site da Coprel?
 
 


04. Como funcionam os cookies?
Cookies são arquivos de texto com pequenos dados, tal como nome de usuário, que são utilizados para identificar seu computador enquanto você usa uma rede de computadores, podendo identificar usuários específicos e melhorar sua experiência de navegação na internet. Os dados armazenados em um cookie são criados pelo servidor após sua conexão. Esses dados podem ser rotulados com um ID exclusivo para você e seu computador. Quando um cookie é trocado entre o computador e o servidor de rede, o servidor lê o ID e pode saber quais informações servem especificamente para você. No site da COPREL, encontram-se os seguintes cookies:
 

05. Como funciona o tratamento de dados pessoais nos ambientes físicos da Coprel?
A COPREL trata os seus dados pessoais em outras atividades desvinculadas do presente site, com diversas finalidades, especialmente quando você é o destinatário dos serviços prestados. A qualquer momento, você pode nos solicitar mais informações sobre isso ao encaminhar e-mail para privacidade@coprel.com.br. Podemos tratar os seus dados pessoais conforme as seguintes bases que a LGPD nos autoriza, por exemplo:
 
  • Legítimo interesse: quando concluímos que há significativo interesse para o tratamento dos seus dados pessoais para o desenvolvimento das nossas atividades, desde que esse tratamento gere algum tipo de benefício para você ou caso você já tenha interagido conosco em outro momento;
  • Consentimento: quando você autoriza expressamente, de forma livre e espontânea, que seus dados sejam tratados para uma finalidade específica e claramente informada no momento da coleta do consentimento. Vale lembrar que é possível retirar o consentimento sempre que você desejar;
  • Cumprimento de obrigação legal: quando tratamos seus dados porque a Lei assim nos obriga; Execução de contratos: quando nós mantemos algum tipo de contrato com você.
Por exemplo, é realizado tratamento de dados pessoais nas seguintes atividades:
 


06. Por quanto tempo retemos os seus 06 dados pessoais?
Mantemos e retemos os seus dados pessoais apenas para:
 
  • prestar os serviços para os quais você nos contratou, na condição de cliente (consumidor);
  • atender obrigações legais ou regulatórias, como exemplificado acima no caso de "cadastramento de cooperado no programa de tarifa baixa renda";
  • quando compreendemos que há um legítimo interesse nosso e um verdadeiro benefício para você em manter as informações; 
No entanto, a qualquer momento você pode solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, especialmente nos casos em que:
  • Você decide revogar o consentimento concedido, quando essa for a base legal;
  • Você considera, de forma justificada na lei, que são tratados dados pessoais desnecessários ou excessivos; ou
  • Você considera, de forma justificada e específica, que não cumprimos as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Quando você solicitar a eliminação de seus dados pessoais, faremos o possível para atender a sua solicitação. No entanto, em algumas circunstâncias os dados pessoais não serão eliminados, considerando que eles são tratados em atendimento a obrigação legal (ex.: se você solicitar a eliminação do endereço IP dentro do período de 6 meses após a sua visitação ao nosso site, não poderemos eliminá-lo porque o Marco Civil da Internet nos obriga a armazená-lo por esse prazo). Nessas situações, você será informado sobre as razões da não eliminação.


07. Quais medidas de segurança 07 utilizamos?
A COPREL segue as melhores práticas de segurança da informação para sua proteção, enquanto responsável pelo tratamento de dados pessoais quando os coleta diretamente, dentre as ações que implementamos nesse sentido, estão as seguintes:
 
  • proteção contra acessos não autorizados;
  • acesso restrito apenas aos colaboradores e parceiros que realmente precisam acessá-los em razão das funções que desenvolvem;
  • exigência por contrato de que todos os nossos parceiros tenham nível adequado de proteção de dados e atuem em conformidade com a LGPD;
  • utilização de firewall, criptografia e certificados; utilização de ferramentas de prevenção a ataques de hackers;
A COPREL se compromete a adotar as melhores posturas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página virtual ou estabelecimento é inteiramente seguro e livre de riscos.
É possível que, apesar de todas as nossas medidas de segurança, técnicas e organizacionais, problemas de culpa exclusivamente de terceiros ocorram, como ataques cibernéticos de pessoas ou outros meios eletrônicos, ou também em decorrência da negligência ou imprudência do próprio usuário.
Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para você, comunicaremos aos afetados e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.

08. Quais são os seus direitos?
Enquanto titular de dados pessoais, você possui direitos que podem ser exercidos em relação a COPREL e seus parceiros, como agentes de tratamento, dependendo da base legal utilizada. São eles:

09. Como nos contatar?
Os seus direitos podem ser exercidos e dúvidas sanadas através do encaminhamento de mensagem aos endereços:
 
 


 

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