
No dia 20 de agosto, a Coprel foi novamente anfitriã de um importante intercâmbio cooperativo, desta vez recebendo dirigentes das cooperativas de infraestrutura filiadas à Fecoerusc (Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina). A atividade reuniu lideranças do setor para conhecer de perto as práticas da Coprel em gestão, governança, inovação e relacionamento com cooperantes.
O presidente da Fecoerusc e vice-presidente da Infracoop, Edson Flores, destacou a relevância do encontro: “Trazer os presidentes das nossas cooperativas até o Rio Grande do Sul, para conhecer o modelo de gestão da Coprel, foi um momento muito importante. Aprendemos sobre novas formas de atuação, como a comercialização de energia e a inteligência aplicada pela Coprel no cooperativismo. Esses aprendizados são fundamentais para levarmos mais conhecimento às nossas cooperativas, que atendem mais de 350 mil associados em Santa Catarina.”
Entre os participantes, também esteve o presidente da CEPRAG (Cooperativa de Eletricidade Praia Grande) e vice-presidente da OCESC (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), Patrique Alencar Homem, que enfatizou a importância do intercâmbio de experiências: “Levamos da Coprel uma verdadeira aula de empreendedorismo e gestão de oportunidades. Nas dificuldades, eles transformam desafios em negócios de sucesso, e esse espírito nos inspira. Mais do que liderança, o presidente Jânio demonstra generosidade ao compartilhar experiências, o que nos enche de expectativas, projetos e sonhos para o futuro do cooperativismo.”
O encontro foi acompanhado pelo presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, que celebrou a oportunidade de receber novamente lideranças do cooperativismo de infraestrutura: “É sempre uma grande satisfação apresentar as iniciativas da nossa cooperativa para outras cooperativas do Brasil. Acreditamos na força da troca de experiências e na importância de compartilhar práticas que podem fortalecer todo o movimento cooperativista. A Coprel está de portas abertas para receber quem deseja aprender junto conosco, pois nós também aprendemos muito com estes intercâmbios.”
A programação contou ainda com debates sobre os desafios e oportunidades do setor, incluindo temas como a modernização do cooperativismo de energia, expansão de novos negócios, planos de contingência, governança e o fortalecimento da representatividade política.
Essa troca de experiências reforça o papel da Coprel como referência nacional no cooperativismo de energia e fortalece os laços entre as cooperativas que trabalham, juntas, por um setor mais inovador, eficiente e conectado aos seus cooperantes.
Deixe seu comentário