Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 08.01.2021

  • Energia

Você conhece o caminho da energia elétrica que chega até a sua casa?

Compartilhe:

Há 50 anos, a Coprel leva energia através de seus serviços aos cooperantes. Mas o que poucos sabem é: de onde vem essa energia que é consumida todos os dias?

A energia elétrica provém de diferentes fontes, entre elas, das hidrelétricas. O processo resultante desta estação geradora inicia com a queda d’água que movimenta um gerador, que transforma essa força de energia mecânica, em energia elétrica.
Para chegar até as residências, a energia elétrica é transportada pelas linhas de transmissão de alta tensão. E, no momento que ela chega às cidades, passa pela subestação rebaixadora. E dessa forma, a energia elétrica passa pela rede de distribuição (postes e cabos que vemos diariamente nas ruas e estradas), que antes de chegar nas residências passa pelos transformadores de distribuição para rebaixarem a voltagem para 220 volts. Detalhe: os transformadores da Coprel podem ser identificados pela cor laranja. Por fim, a energia elétrica chega na caixa do medidor (relógio de luz), e ao ligar os aparelhos eletrônicos na tomada que o caminho se completa.

Você sabia?!
No Brasil, 66% da energia produzida é de hidrelétricas!

Deixe seu comentário