A Coprel registrou interrupções no fornecimento de energia em alguns municípios em razão das instabilidades climáticas registradas na segunda-feira (15/12). As localidades do interior de Panambi, Cruz Alta, Tupanciretã e Salto do Jacuí foram as mais afetadas, com ocorrências causadas principalmente pela queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica, em decorrência dos ventos e da chuva.
Essas instabilidades ocorreram devido à massa de calor que já atuava no Rio Grande do Sul, em choque com a chegada de uma frente fria. Ventos fortes e chuvas irregulares são características do início do verão, criando condições para temporais mais intensos em alguns municípios do que em outros.
As equipes de eletricistas estão trabalhando intensamente, inclusive durante a madrugada de segunda para terça-feira, para normalizar o fornecimento de energia elétrica. Equipes terceirizadas e efetivos também foram acionados para atuar de forma conjunta, para restabelecer a energia o mais breve possível nas localidades atingidas.
Na segunda-feira, o teleatendimento da Coprel registrou cerca de 4 mil atendimentos, entre ligações e solicitações pelas redes sociais, além de aproximadamente 500 ocorrências com risco, como galhos na rede elétrica, árvores próximas à rede, cabos rompidos e oito postes quebrados. Em alguns municípios, foram registradas rajadas de vento superiores a 80 km/h.
A Coprel reforça a importância de que os cooperantes entrem em contato pelos canais oficiais, informando detalhadamente a situação da sua localidade, como ponto de referência, existência de risco de vida, cabos no chão, galhos ou árvores em contato com a rede elétrica e postes deslocados. Essas informações auxiliam as equipes a serem mais ágeis e assertivas no atendimento.
Atenção: não se aproxime da rede elétrica e não tente realizar reparos por conta própria. A segurança é primordial.
Os canais de atendimento da Coprel são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana:
📞 WhatsApp ou ligação: 0800 701 3196
📞 116
📞 0800 051 3196
📞 0800 116 0116
Deixe seu comentário