© Coprel.

logo

20.08.2025

Voltar

Squad Ilumina e Coletivo Bit Rosa iniciam Capacitação sobre Telecom e Energia no IFRS Ibirubá

Compartilhe:

O Coletivo Bit Rosa – Elas na Computação do IFRS Campus Ibirubá, em parceria com a Squad Ilumina da Coprel, deram início à série de encontros da Capacitação Telecom e Energia. O primeiro encontro aconteceu no dia 19 de agosto, com a palestra “Bora”  se destacar: as competências que farão você chegar lá, conduzida por Bruna Bohrz, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Coprel.

A atividade reuniu estudantes dos cursos técnicos e de graduação do IFRS e marcou a abertura de um ciclo de cinco palestras que têm como objetivo aproximar o meio acadêmico das demandas atuais do mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Telecom e Energia.

Um projeto de união e propósito

O projeto nasceu da união de dois grupos de mulheres atuantes em diferentes contextos: o Bit Rosa, vinculado ao IFRS e dedicado a incentivar a presença feminina na computação, e a Squad Ilumina, iniciativa da Coprel voltada ao empoderamento e desenvolvimento de mulheres no ambiente cooperativo.
A proposta é proporcionar aos estudantes a oportunidade de ampliar conhecimentos técnicos e comportamentais, em encontros mensais que, ao final, garantirão certificação aos participantes.

Soft skills no centro da formação

Na palestra inaugural, Bruna Bohrz destacou que, cada vez mais, as habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, se tornam decisivas para a inserção e crescimento no mercado de trabalho. “Competências como resolução de problemas, autoconhecimento, inteligência emocional, criatividade e networking são diferenciais que preparam os jovens para enfrentar desafios complexos”, ressaltou.

A coordenadora do Coletivo Bit Rosa, professora Lisiane Cézar de Oliveira (Lysy), reforçou essa percepção: “O conhecimento técnico pode ser adquirido em treinamentos específicos, mas o que cada vez mais ganha relevância são as atitudes. A computação, por sua natureza inventiva, é um espaço fértil para transformar realidades. É fundamental que mulheres também ocupem esses espaços, trazendo olhares diversos e sensíveis para a criação tecnológica.”

Parceria que gera resultados

A iniciativa também reflete uma trajetória já consolidada de aproximação entre Coprel e IFRS, que tem garantido oportunidades de estágio e inserção profissional aos estudantes. “Iniciamos o projeto com ótimos resultados! A comunicação foi escolhida como temática inicial justamente por ser essencial tanto na vida acadêmica quanto pessoal. A condução da colega Bruna trouxe leveza e dinamismo, tornando o momento especial”, avaliou Keli Ruppenthal.

A coordenadora Bruna Bohrz também destacou a evolução da Squad Ilumina, que nasceu há dois anos com ações internas voltadas às colaboradoras da Coprel e agora expande suas iniciativas para além do ambiente da cooperativa. “Estamos levando essa experiência também para cooperantes, clientes e para a sociedade em geral. Essa parceria com o IFRS é uma forma de compartilhar conhecimento, inspirar e preparar os jovens para o mercado”, afirmou.

Próximos encontros

Ao longo dos próximos meses, a Capacitação Telecom e Energia contará com outras quatro palestras, abordando os seguintes temas: comunicação e oratória, análise de dados (Power BI), cibersegurança (LGPD) e comercialização de energia.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.