© Coprel.

logo

02.06.2022

Voltar

Semana do meio ambiente tem reunião preparatória da 18ª edição do Coprel Ecologia

Compartilhe:

A Coprel realizou nesta quinta-feira, 02 de junho, a primeira reunião do Coprel Ecologia da edição de 2022. Esse encontro contou com a participação de 43 representantes de 22 municípios da região de abrangência da Cooperativa: prefeitos, secretários e técnicos do meio ambiente. 

Este é o 18º ano seguido de Coprel Ecologia. Durante este período, já foram recuperados mais de 536 hectares de áreas de preservação permanentes - APPs, totalizando 595 mil mudas plantadas. Além de fornecer as mudas, a cooperativa monitora a evolução das plantações. Dessa forma, sabe-se que nos últimos cinco anos a média de sobrevivência é de 96,3%.

O projeto é realizado em parceria com prefeituras e produtores rurais, para promover o plantio de mudas nativas. As mudas são distribuídas juntamente com as estacas. Cabe aos produtores o plantio e o cuidado. Todo o manejo é supervisionado pelo engenheiro florestal Nelson Nicolodi.

Herton Azzolin, facilitador da Unidade de Energia, comenta que, como forma de incentivo, a Coprel premia as cidades e produtores rurais que se destacam neste esforço. São avaliados o manejo do plantio e o índice de sobrevivência das mudas. 

Na última edição, as cidades premiadas foram: Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Selbach, Tapera. Já os produtores foram: Sadi Frederich (Pontão), Roberto Durigon Lemes (Cruz Alta), Vilmar Luis Reckziegel (Ibirubá), Humberto Moraes (Jacuizinho) e Prefeitura Municipal de Tapera. Todos alcançaram níveis excelentes de plantio, com índices de sobrevivência das mudas próximos de 100%.

Sobre a importância do projeto, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destaca: “A sustentabilidade permeia todas as atividades da cooperativa, incluindo como geramos energia. Dessa forma, contar com a parceria das prefeituras e dos produtores favorece muito este esforço. Ainda, os relatórios do acompanhamento posterior confirmam que essa cooperação está sim dando resultado. Isso, claro, sem abrir mão do desenvolvimento econômico.”

Este programa visa a recuperação de áreas de preservação permanente com o plantio de mudas de árvores nativas, com acompanhamento e vistoria dos órgãos ambientais. Assim, vem cumprir com a reposição florestal obrigatória de responsabilidade da Coprel. A fiscalização do processo é de responsabilidade do Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Os municípios que participaram da reunião preparatória foram: Alto Alegre, Campos Borges, Cruz Alta, Charrua, David Canabarro, Ernestina, Fortaleza dos Valos, Gentil, Jacuizinho, Mormaço, Não-Me-Toque, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Pontão, Saldanha Marinho, Santo Antonio do Planalto, Selbach, Quinze de Novembro, Tapera, Tapejara, Tupanciretã e Vila Maria. Os produtores rurais que tem interesse em receber as mudas do Coprel ecologia de forma gratuita devem entrar em contato com as secretarias de meio ambiente dos municípios para receber mais informações.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.