© Coprel.

logo

12.08.2022

Voltar

Saiba como otimizar o consumo de energia elétrica dentro de casa

Compartilhe:

Existem várias maneiras de economizar energia elétrica dentro de nossas casas, e a melhor opção é conhecer quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e como podemos utilizá-los de forma mais eficiente. Equipamentos como chuveiro, aquecedores, máquina de lavar e ar condicionado são alguns dos eletrodomésticos que nos proporcionam muito conforto e praticidade no dia a dia, ao mesmo tempo que são os que mais demandam potência de energia e fazem diferença no valor da fatura. Confira algumas dicas de economia para aprender a usar os aparelhos de forma mais inteligente e economizar na conta de luz.

Nada de banhos muito quentes e demorados! O chuveiro elétrico é o eletrodoméstico que mais consome energia em uma residência, e pode representar até 60% do valor da conta de luz, dependendo de quantas pessoas o utilizam. Uma dica que ajuda a reduzir o consumo de energia é evitar utilizar o chuveiro em temperatura máxima, pois demanda mais potência do equipamento e gasta mais energia. Prefira deixar no modo verão ou em temperaturas mais amenas. Sempre que possível, aproveite as horas mais quentes do dia para tomar banho.

Essa dica também vale para o uso de ar condicionado. Você sabia que não é necessário – e nem positivo – que a temperatura esteja muito fria ou muito quente? De acordo com a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a temperatura ideal do ar condicionado em ambientes fechados é em torno de 23° e 26° no verão e 20° e 23° no inverno. Ajustar a temperatura para 17° ou 30° para esfriar ou aquecer o ambiente mais rápido irá sobrecarregar equipamento e consumir ainda mais energia. As temperaturas consideradas ideais são o suficiente para garantir o equilíbrio do ar e o conforto no ambiente.

Hora de lavar roupa também é hora de economizar: reúna o maior número de roupas para lavar de uma só vez. Essa pequena atitude ajuda a reduzir não só o consumo de energia, mas também o gasto de água. Além disso, você aproveita melhor a eficiência da sua máquina de lavar e vê diferença no valor da fatura.

Importante lembrar: as dicas realmente farão a diferença se o seu eletrodoméstico for de qualidade. Por isso, sempre avalie o quanto o aparelho está funcionando com eficiência, se está muito velho e precisa ser trocado. Quando comprar um novo equipamento, prefira sempre os que possuem o selo A da Procel, pois são mais eficientes e vão garantir qualidade e otimização no consumo de energia elétrica.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.