© Coprel.

logo

22.03.2021

Voltar

Reunião técnica debateu influência ambiental da PCH Linha 11 Oeste na região de instalação

Compartilhe:

Aconteceu no dia 18 de março, às 19 horas, a reunião técnica de análise do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Linha 11 Oeste. O evento teve a coordenação de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e da empresa responsável, a PCH Linha 11 Oeste Ltda., e contou com a participação de representantes das cooperativas investidoras, Ceriluz e Coprel, lideranças municipais, representantes de entidades de classes, profissionais ligados ao meio ambiente e representantes da comunidade.

A mediação do encontro foi feita pela equipe da FEPAM, composta pelo arquiteto Manuel Eduardo de Marcos, coordenador da reunião, e pelo geólogo Leonardo Gruber, coordenador do processo de licenciamento. Representando o órgão estadual estavam ainda as analistas ambientais Simoni Rossi Matos, bióloga, Lídia Caroline Goedtel, engenheira química, e Nina Rosa Lages, geógrafa. “Considerando os empreendimentos hidrelétricos atualmente licenciados pela FEPAM, esta é uma das maiores PCHs com Licença Prévia emitida e por isso é uma prioridade do governo, dada sua capacidade de geração de energia, geração de empregos e o estímulo para a economia local. Dessa maneira [com essa reunião] esperamos aproximar um pouco mais o licenciamento do empreendimento - que é um procedimento contínuo - com os anseios, expectativas e percepção da comunidade”, explicou Gruber.

Representando os empreendedores fizeram uso da palavra a bióloga Carla Coppeti, coordenadora e sócia proprietária da GEOMAC, empresa consultora que realizou os estudos do RAS, e o engenheiro civil Daniel Bittencourt, responsável pelo empreendimento. Eles apresentaram detalhes dos projetos e as ações de cunho ambientais adotadas ou a serem implantadas. Posteriormente, os presentes, mediante inscrição prévia, puderam interagir, expondo seu ponto de vista sobre o projeto ou fazendo questionamentos.

O RAS do mencionado empreendimento segue à disposição do público em geral para consulta na página da FEPAM e comentários a respeito podem ser enviados até o dia 25 de março pelo e-mail pch-linha11@fepam.rs.gov.br. A PCH é um empreendimento da Linha Onze Oeste Energia Ltda., empresa constituída pelas cooperativas Ceriluz e Coprel, com participações de 70% e 30%, respectivamente, que terá uma Potência Instalada de 23,6 Megawatts (MW).

Texto: Assessoria de Comunicação - Ceriluz

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.