© Coprel.

logo

27.08.2021

Voltar

Quatro gerações de união e amor pelo meio rural

Compartilhe:

Levar energia elétrica e internet de qualidade às famílias cooperantes é um dos propósitos da Coprel, que todos os anos destina investimentos para ampliação de redes bifásicas e trifásicas e mais conectividade ao meio rural. As iniciativas conjuntas com prefeituras, cooperativas, sindicatos e produtores fortalecem a cooperação e beneficiam cada vez mais famílias. Um exemplo é o projeto Gentil Online que conectou 100% da área urbana e rural do município com internet fibra ótica da Coprel Telecom.

Com as transformações acontecendo no mundo, principalmente em relação aos avanços tecnológicos, o acesso à informação e comunicação tem sido cada vez mais imprescindível. A família Carraro, de Cabriúva interior de Gentil, reúne quatro gerações num trabalho que envolve a produção leiteira e lavoura. Para Orildo Carraro, avô de 70 anos, a conexão é muito importante principalmente para garantir a permanência dos jovens no interior. “A internet veio em boa hora. Utilizamos no interior para ter informação do mercado e preços dos produtos, e até para lazer. Estamos muito contentes de ver que o pessoal do interior tem o mesmo que o pessoal da cidade”, conta.

A iniciativa de viabilizar internet no campo mostra que o trabalho em conjunto pode realizar muitos sonhos. De acordo com Jair Carraro, filho de Orildo, a internet é um fator determinante para a permanência da filha Thaís na propriedade.  “É uma das maiores felicidades da vida, porque com certeza, sem a Thais aqui, nós pararíamos com as atividades, porque não teríamos como administrar tudo. E sobre a internet, pagamos boletos, compramos, vendemos, pesquisamos, falamos com os familiares, [a internet] veio a agregar bastante”, explica.

Embora a vida nos grandes centros seja atrativa, o interior tem muito a oferecer. Thaís, de 27 anos, filha mais velha de Jair, está dando continuidade ao legado da família. “Quando eu nasci a luz já estava presente, e quando a internet chegou, nós não estávamos ainda habituados. Hoje em dia ela é tão importante quanto a energia elétrica, pois resolvemos muitas coisas sem precisar sair da propriedade. Essa junção de forças é extremamente importante para nós, produtores, porque sem ela, talvez eu nem estaria aqui agora”, explica a jovem.

A família Carraro é um exemplo de que a cooperação e a conectividade permitem às famílias melhores condições de trabalho, renda e de vida. Sucessão familiar deixando o seu legado, à base de amor e união, e contando com os serviços da Coprel.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.