Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 14.08.2020

  • Energia

Projeto Coprel Ecologia premia prefeituras e produtores rurais de forma virtual

Compartilhe:

A 16ª edição do projeto Coprel Ecologia aconteceu na sexta-feira, dia 14/08 de forma online. Participaram da reunião o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, secretário Décio Floss, engenheiro e facilitador Herton Azzolin, o engenheiro eletricista Leonardo Stohlirck, o engenheiro florestal Nelson Nicolodi, produtores rurais e prefeituras participantes do projeto.

O Coprel Ecologia é um projeto de reposição florestal obrigatória que tem como objetivo principal a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs), com o plantio de mudas de árvores nativas. A Coprel, juntamente com as prefeituras participantes do programa, distribui as mudas para os produtores previamente cadastrados para o plantio. Além de fornecer as mudas, a cooperativa acompanha o desenvolvimento das plantas por meio de vistoria técnica e encaminha relatórios anualmente ao Departamento de Biodiversidade (DBIO).

As prefeituras que mais se destacaram na organização e plantio no ano de 2019 foram apresentadas neste dia, e receberam premiação. Foram elas:  Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Pontão, Quinze de Novembro e Vila Maria.

Já os produtores que foram contemplados como destaque pelo manejo do plantio e índice de sobrevivência das mudas plantadas (média de 99,6%)  foram:

Edi Jorge Turra, de Linha Vinte Baixa – Vila Maria;

Theobaldo Berticelli, Linha São José – Mormaço;

Clovis Bourscheid, Linha Cristal – Selbach;

Vilson Reolon, de Fazenda Anoni – Pontão;

Desde 2005 já foram recuperados 489 hectares de APPs com o Projeto Coprel Ecologia. “As iniciativas em conjunto com as prefeituras e agricultores reforçam o nosso compromisso social, econômico e ambiental enquanto cooperativa. Já foram distribuídas e plantadas 544 mil mudas de árvores. Este projeto é dos produtores rurais, mostrando com ações ambientais concretas, que estão melhorando o meio ambiente”, disse o presidente Jânio Vital Stefanello.

Nesta edição do projeto serão disponibilizadas 27.900 mudas, divididas entre as 15 prefeituras participantes: Charrua, Condor, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Lagoão, Não-Me-Toque, Pontão, Quinze de Novembro, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapera e Vila Maria.

áudios

Deixe seu comentário