© Coprel.

logo

20.04.2021

Voltar

Projeto Campo Conectado: parceria entre Coprel Telecom e prefeitura de Passo Fundo entrega internet para a primeira família

Compartilhe:

O dia 16 de abril de 2021 ficou marcado na história de Élio, Ivone e Lucas Polo. Eles são a primeira família do interior de Passo Fundo a receber a conexão de internet fibra ótica por meio do projeto Campo Conectado. O projeto é uma iniciativa conjunta da prefeitura e da Coprel Telecom, e tem o objetivo de levar comunicação de qualidade para as famílias que residem no interior.

A ligação da internet fez a alegria da família, que já percebeu a diferença da tecnologia fibra ótica, principalmente na velocidade da conexão. “O sentimento é de muita alegria, pois era algo que exigíamos há muito tempo. Meu filho só tem aula online e tinha muita dificuldade de acompanhar, por causa do sinal. Agora com a fibra ótica funciona muito rápido”, disse Élio.

 Da residência da família Polo até o ponto de distribuição de internet no Bairro Santa Marta, são mais de 9 quilômetros de estrutura de fibra construída. De acordo com Ivone, que exerce a função de técnica em enfermagem em um hospital da cidade, a internet é muito importante para as pesquisas e os estudos: “Agrega muita coisa, pois sempre estamos precisando. Meu trabalho exige muito estudo e pesquisa, além de ser importante para se comunicar também”, explica.

Lucas tem 13 anos e como todo jovem conectado à web, está feliz por ter uma internet de ótima qualidade em casa: “Está tudo mais rápido agora, desde assistir TV, até jogar e estudar. Melhorou e facilitou bastante”, ressalta.

A família de Élio Polo, que reside na comunidade de Nossa Senhora das Graças, no Distrito de Capinzal, interior de Passo Fundo, foi a primeira de muitas que realizarão o sonho de ter a mais alta tecnologia de internet no meio rural. O projeto “Campo Conectado” prevê a construção de 221 quilômetros de rede de fibra ótica e vai atender 1.127 famílias de 18 localidades do interior. A Coprel Telecom custeou a mão de obra para a construção da rede de fibra ótica, enquanto a prefeitura de Passo Fundo realizou o fornecimento de materiais. A previsão é de que até meados do mês de maio, as obras de construção de redes estejam concluídas.

O presidente da Coprel Telecom, Jânio Vital Stefanello, destacou a importância da iniciativa. “Estamos muito felizes em realizar este sonho de mais de mil famílias rurais do interior de Passo Fundo, o que está sendo possível graças à parceria do setor público – Prefeitura Municipal com a Coprel Telecom. Acreditamos que esta iniciativa será decisiva para o futuro das propriedades rurais do município, incentivando a sucessão, a modernização e a renda. Parabenizo o prefeito atual Pedro Almeida, e o ex-prefeito Luciano Azevedo, que acreditaram neste projeto”.

Já o facilitador da Coprel Telecom, Luis Fernando Volpato, salienta que a empresa está aberta ao diálogo para construir soluções como esta ideia de Passo Fundo em outros municípios. “As parcerias com as prefeituras são maneiras de ampliarmos o acesso das famílias rurais à internet via fibra ótica, devido ao investimento necessário para implantação. Que esta iniciativa de Passo Fundo sirva de modelo e inspiração para projetos semelhantes na região”.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.