© Coprel.

logo

12.04.2021

Voltar

Obras da usina CGH Mirim devem ser concluídas neste ano

Compartilhe:

Mais uma usina para geração de energia limpa e renovável que está sendo construída na região conta com a participação da Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento. A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim, localizada no rio Jacuí Mirim, entre Carazinho e Santa Bárbara do Sul/RS, próximo a localidade de Pinheiro Marcado, terá potência instalada de 1,45 MW. A Coprel é acionista majoritária da empresa que administra o empreendimento, com 53,50% do capital social da empresa Conquista Geração de Energia Elétrica Ltda.

 A implantação de uma CGH gera inúmeros benefícios, como o baixo impacto ambiental, que colabora para a geração de energia limpa e renovável, de forma sustentável.  A construção da usina faz com que novas áreas de preservação permanente sejam criadas no entorno do reservatório, favorecendo o ecossistema da região. O investimento que vai atender a demanda de energia elétrica para cerca de 3 mil famílias, além de gerar, aproximadamente, 200 empregos diretos e indiretos, favorece o desenvolvimento socioeconômico local. O empreendimento conta ainda, com fornecedores 100% brasileiros, o que faz com que os recursos investidos permaneçam na região.

A usina recebeu a Licença de Instalação em 2020, e iniciamos as obras em janeiro deste ano. Atualmente, estamos com 28% do cronograma concluído. O investimento total é de 12 milhões de reais e estamos projetando a conclusão para o mês de dezembro de 2021”, cita o engenheiro e orientador de Projetos da Coprel, Mateus Stefanello.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.