© Coprel.

logo

11.05.2021

Voltar

Nova turma ingressou no Programa Aprendiz Cooperativo

Compartilhe:

A primeira experiência profissional é um passo importante para entrar no mercado de trabalho. Conhecer as organizações, os processos e as rotinas produtivas agregam muito conhecimento e aprendizado aos jovens. Por outro lado, cheios de energia, vontade de aprender e contribuir com a equipe, os jovens somam muito à Coprel e empresas coligadas. Todos os anos, duas turmas de aprendizes iniciam as atividades teóricas e práticas na Coprel Energia, Coprel Geração, Coprel Telecom, Amisa (Ijuí, Panambi e Ibirubá) e Posto Amisa BR, em Ibirubá.

No mês de fevereiro, uma turma de 16 jovens aprendizes iniciou seus estudos teóricos sobre o cooperativismo. Em virtude da pandemia, as aulas acontecem online durante o turno da tarde, com professores e instrutores de várias áreas do conhecimento. O objetivo é fornecer a base teórica para o desempenho de funções administrativas nas organizações cooperativas. O período aprendizagem é intercalado entre teoria e prática, tendo duração de 16 meses.

De acordo com a facilitadora de Desenvolvimento Organizacional e responsável pelo projeto na Coprel e empresas coligadas, Helimari Sá de Souza, o programa é muito importante para as organizações: “O programa Aprendiz Cooperativo representa muito para nós e para os jovens, pois é uma forma de oxigenar a Coprel e coligadas. Eles têm vontade de contribuir, aprender, de buscar uma oportunidade de colocação profissional e mostrar todo o seu potencial. É gratificante quando a trajetória deles culmina no aproveitamento em outra função nas organizações. Isto significa que tiveram interesse no processo de aprendizagem e colocaram em prática estes conhecimentos. Aproximadamente 30% das turmas de aprendizes são aproveitados quando finaliza o programa. Mas é importante comentar que as vagas devem existir e que os aprendizes devem ter os requisitos para o seu preenchimento. Ficamos felizes em ter cada um aqui conosco, poder trocar experiências e a vivência do cooperativismo”, disse. 

A jovem Maiara Pires Gonçalves, de 19 anos, teve sua primeira experiência profissional como aprendiz na Coprel, e atualmente é colaboradora de teleatendimento no Discoprel. “Conheci o programa por meio de um familiar e fiz a inscrição. Na época eu estava no ensino médio e sei que fiz uma escolha muito importante para minha vida, pois nesta atividade, aprendi muita coisa. Fui muito bem recebida pelos colegas e tive o suporte deles para eu poder aprender e contribuir também”, comenta.

Patrick Baldus, de 23 anos, também ingressou como aprendiz e hoje atua na área de serviços na Amisa Ibirubá, como consultor de vendas. “Já fazem 6 anos que estou na Amisa, após receber uma oportunidade como aprendiz na Coprel. Na época iniciei na comunicação, mas se havia algo para fazer em outro setor, como o financeiro e engenharia, eu sempre estava disposto a ajudar. Eu trouxe para a Amisa tudo o que aprendi nesta experiência. Agradeço muito a Coprel e Amisa, por ter proporcionado esta oportunidade”, ressalta.

O programa Aprendiz Cooperativo é uma realização do Sescoop/RS em conjunto com as cooperativas, que possibilita oportunidade de aprendizado a estudantes entre 14 e 24 anos. Trabalhando em uma cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e vivem o cooperativismo, bem como seus valores, princípios e a transparência das ações. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.